Estão em fase de edição e devem ser entregues ainda este mês, os regimentos internos das escolas municipais de Hulha Negra. Os documentos foram construídos em conjunto entre equipe diretiva e professores dos educandários, visando adequar assuntos a realidade de cada ambiente escolar. Os regimentos das escolas irão substituir normativas do regimento geral do município. Eles foram apresentados à secretária de Educação e Cultura de Hulha Negra, Adriana Debalary e coordenação pedagógica, durante reunião na semana passada.

Conforme a gestora, a iniciativa surgiu a partir de dificuldades detectadas quanto ao cumprimento de normas em escolas do interior do município, a Nova Esperança, por exemplo, que é totalmente rural, com realidade diferente da escola da sede, a Monteiro Lobato, completamente urbana. “Percebemos que deve haver ponderação na solução de questões. As principais divergências quanto ao modo de agir estava relacionado a aplicação de avaliações, onde os professores tentavam seguir o regimento geral e o aluno acabava prejudicado. Acho que o regimento particular de cada escola, após aprovado pela Smec, só tem a somar, tanto para direção e professores, como para os alunos”, afirma a secretária.

Na última reunião, segundo Adriana, dois pontos principais foram de batidos de forma positiva entre todas as escolas e integram os regimentos, a média final de aprovação e a avaliação de alunos do 3º ano. Conforme ela explicou, de uma forma saudável foi lembrada que a média para aprovação pós provão do atual regimento e pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB) é 50%, porém a média anual é 60 e se o aluno tirar 50 no final é aprovado. “Os professores são contra esse item e de forma unânime concordamos para que, no mínimo, se iguale aos 60 da média anual. Agora é tentar aprovação do Conselho Municipal de Educação (CME)”, explicou a secretária. Outro item é relacionado as avaliações para alunos do 3º ano. Segundo lembra Adriana, “no bloco de alfabetização não há retenção, o aluno progride dentro do bloco do 1º para 2º ano e do 2º para o 3º. No 3º já é avaliado. Entrou em discussão de que forma seria essa avaliação. Então conforme o propósito do regimento que cada escola tenha conforme a sua realidade, cada escola construiu algo diferente. Mas todos foram unânimes de que deve ter avaliação”, manifesta Delabary, ressaltando ter gostado da colocação dos diretores das escolas. “Os regimentos foram bem discutidos entre os grupos. Foi bom porque há a participação de todos e a construção coletiva foi muito importante”, conclui.

Fonte: Tribuna do Pampa

Data de publicação: 11/08/2019