O novo piso salarial nacional do magistério público da educação básica anunciado pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, e previsto para ser pago neste ano, tem preocupado gestores municipais de todo o país. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) enumera algumas recomendações e esclarecimentos sobre a aplicação do reajuste do piso dos profissionais da educação básica.
Com base na nova estimativa de receita do Fundeb, o reajuste do piso salarial nacional do magistério público da educação básica para 2020 é de 12,84%. O valor passa dos R$ 2.557,74 em 2019 para R$ 2.886,15 em 2020, e deve ser pago aos profissionais com formação em nível médio, na modalidade normal, para a jornada de 40 horas semanais.
O prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, garante que pagar o piso nacional aos professores é um desafio para as pequenas cidades, já que os recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) podem diminuir em 2020, porém é uma ação de valorização da educação e dos profissionais.
“Hulha Negra é uma das primeiras cidades da região a garantir o piso nacional aos professores. Apesar das dificuldades financeiras, continuaremos com o nosso compromisso com a educação, pagando o piso aos professores e garantido os seus direitos. O futuro de uma nova geração passa pela educação. E essa transformação começa na sala de aula, com professores mais valorizados. É por isso que aqui em Hulha Negra vamos dar a largada para o ano letivo 2020 com aumento salarial.”, garante o prefeito.
Conforme o Chefe do Executivo hulhanegrense, a Administração Municipal tem honrado com o compromisso de valorizar os servidores públicos, “É preciso valorizar os profissionais da educação, porque é através deles que vamos desenvolver uma educação municipal de qualidade em nosso município” disse o gestor.
Segundo o secretário de Finanças, Gélson Luiz Oyarzabal o reajuste é uma valorização dos professores que reflete também na economia do município “o novo piso será creditado na conta dos servidores em fevereiro com valores retroativo a janeiro. Este é mais um compromisso de gestão com planejamento e acima de tudo valorização da classe. O impacto financeiro para 2020 está estimado em R$ 327 mil, já o impacto com despesa com pessoal vai aumentar, aproximadamente, 1.38% da receita corrente líquida” afirmou o secretário.

Data de publicação: 31/01/2020

Créditos: Joanes Araujo - Ascom Hulha Negra