A ação faz parte do plano de combate ao novo coronavírus (Covid-19).

As famílias atendidas pelo PIM e Programa Criança Feliz, em Hulha Negra, receberam uma bolsa com atividades para as crianças. A iniciativa é uma ideia que surgiu através da monitora do PIM e supervisora do PCF em Hulha Negra, Caroline Hösel Porto. A ação faz parte do plano de combate ao novo coronavírus (Covid-19). Em razão da pandemia, os municípios foram orientados a evitar o contato do visitante com as famílias assistidas.
A pedadoga Fátima Fabiana Rosa explica em detalhes o funcionamento das atividades. “Durante as primeiras semanas enviamos atividades à distância e pedimos que as famílias enviassem fotos e vídeos das respectivas atividades. Agora confeccionamos sacolas para as famílias e enviaremos as atividades com suas instruções. A sacola será deixada na porta da casa. Serão sacolas personalizadas. Cada semana as visitadoras levarão uma atividade organizada de acordo com as especificidades das faixas etárias”, informa.
“Toda esta ideia de realizarmos essas atividades a distância é uma determinação do Ministério da Cidadania. Com isso, seguimos este trabalho que, mesmo a distância, podemos orientar essas famílias a seguir estimulando as crianças e com isso, atingimos o nosso objetivo que além de promover o desenvolvimento integral da criança, é trabalhar com toda a família. Nossa equipe é muito dinâmica e qualificada e está sempre à disposição para orientar as famílias atendidas”, reforça Caroline Porto.
As mais de 100 bolsas foram confeccionadas pela equipe do PIM e com o auxílio da voluntária da secretaria de Assistência Social, Lisete Duarte. Atualmente, mais de 100 famílias são acompanhadas por cerca de cinco visitadores do PIM e PCF. A iniciativa desenvolve-se através de visitas domiciliares, que representam uma estratégia de aproximação dos serviços com a família atendida, favorecendo um reconhecimento mais preciso das características, potencialidades e necessidades de cada contexto. O objetivo é fortalecer as competências da família para o cuidado das crianças e promover o desenvolvimento infantil.

Recomendações na pandemia
Em decorrência da disseminação do novo coronavírus, que provocou a pandemia de COVID-19 e a Declaração da Organização Mundial de Saúde (OMS) de situação de Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII), a coordenação estadual do Primeira Infância Melhor (PIM) publicou uma Nota de Recomendação para o trabalho das equipes municipais da política visando o controle da propagação da doença.
Considerando a Portaria MS nº 356, de 11 de março de 2020 e o Decreto Estadual nº 55.115, de 12 de março de 2020, o documento da Secretaria Estadual da Saúde (SES) recomenda que as equipes municipais do PIM, em consonância com os gestores e autoridades sanitárias locais, avaliem a continuidade das visitas domiciliares e atividades grupais desenvolvidas pelo Primeira Infância Melhor junto às famílias e comunidades assistidas.
O documento esclarece que os municípios possuem autonomia para decidir pela suspensão das referidas atividades e não sofrerão nenhum prejuízo no valor do incentivo financeiro repassado pela secretaria para a execução do PIM. A SES orienta que as equipes do Primeira Infância Melhor, em articulação com as equipes de Atenção Básica em Saúde, contribuam na orientação aos usuários quanto às medidas de prevenção de contágio e recomenda que sejam reforçados os cuidados preventivos e evitadas reuniões presenciais e eventos.

Data de publicação: 22/05/2020

Créditos: Joanes Araujo - Ascom Hulha Negra