O ‘balcão do empreendedor’ fornece assessoria para quem deseja empreender e se formalizar como Microempreendedor Individual - MEI.

A Prefeitura de Hulha Negra, por meio da secretaria municipal de Assistência Social ampliou o Projeto Capacitando para o Futuro e inseriu um sistema de ‘balcão do empreendedor’ que fornece assessoria para quem deseja empreender e se formalizar como Microempreendedor Individual - MEI.
Ao se tornar MEI, o trabalhador autônomo ganha um registro no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e é enquadrado num modelo simplificado do Simples Nacional – sendo necessário pagar somente um valor fixo mensal referente aos tributos de sua atividade.
O serviço oferece consultoria e tira dúvidas sobre a formalização do MEI, além de auxiliar na abertura de empresa pelo sistema de Microempreendedor Individual. Quem já é MEI pode utilizar o serviço para efetuar emissão de DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), imposto de renda da empresa MEI, além de sanar diversas dúvidas em relação ao MEI.
Outra vantagem oferecida através do ‘Balcão do Empreendedor’ é a confecção de currículo. O Serviço oferece consultoria auxiliando na recolocação ao mercado de trabalho. “Além de ajudar na elaboração do currículo, através do Projeto Capacitando para o Futuro, nosso objetivo é preparar esse profissional para as entrevistas de emprego, visando que se torne mais competitivo para disputar a vaga de emprego”, explicou Vanessa Meleiro, profissional que atua como coordenadora do Projeto Capacitando para o Futuro.
A secretária de Assistência Social, Elisete Brasil, a Maninha, explica que o projeto ‘Capacitar para um futuro melhor’ surgiu através de uma demanda da comunidade. “O Projeto foi criado para contribuir no processo de formação dos jovens para o exercício profissional e adequada inserção no mercado de trabalho. Desta forma queremos garantir acesso a cursos profissionalizantes e programas de aprendizagem gratuitos voltados à capacitação profissional e cidadã”, explica Maninha, destacando que o foco do projeto é o público jovem “pois acreditamos que por meio dos estudos a juventude terá mais oportunidades de realizações em seu futuro”.
O prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, afirma que a iniciativa pode resgatar o interesse dos jovens e contribuir com a melhoria do rendimento escolar, além de ajudar a reverter os índices de evasão escolar. “Ao contribuir com o processo de profissionalização do jovem, a sociedade ganha cidadãos com qualificação e aptos a preencher os requisitos exigidos pelo mercado de trabalho. Esse Projeto contribui com a qualificação geral e profissional, proporcionando aquisição de conhecimento, desenvolvimento de competências e habilidades com vistas à inserção no mercado de trabalho”, garante o prefeito.
O Balcão do Empreendedor faz o atendimento somente por agendamentos através do telefone 53 3249 1283, ou na recepção do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS Hulha Negra, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

Fonte: Ascom Hulha Negra

Data de publicação: 13/05/2021