Também e necessário redobrar os cuidados com tocos de cigarro, latas e garrafas, que podem amplificar a potencia do sol e iniciar incêndios.

Durante este período de estiagem que tem afligido a maioria dos municípios da região, um dos problemas tem sido o aumento da incidência das queimadas. Apesar das condições climáticas favorecerem os incêndios, outros agravantes estão associados, e o próprio homem é um deles. Entre as situações mais comuns estão: queima de lixo e restos de poda e capina, queimada para limpeza de terrenos para agricultura ou pastagem e até mesmo pontas de cigarro jogadas aleatoriamente. Ocorre que, como a vegetação está extremamente seca e muitas vezes o vento é forte e muda de direção, pode haver uma perda de controle e o fogo se alastrar para propriedades vizinhas, causando enormes prejuízos. 
 
As queimadas, um dos problemas ambientais mais graves, pois são extremamente prejudiciais à qualidade do ar, contribuindo para o desequilíbrio ambiental, além de agravar problemas respiratórios na população, principalmente de crianças e idosos. Além disso, as queimadas, principalmente as urbanas, aumentam o calor na cidade e causam poluição do ar pela geração de fumaça e liberação de gases. Elas são ainda, frequentemente grandes causadoras de graves acidentes nas estradas, vias públicas municipais e de morte da fauna e flora. 
Hulha Negra também está combatendo este problema, assim, a Prefeitura Municipal alerta a todos para o combate as queimadas urbanas e florestais. Através do Departamento de Meio Ambiente, a Prefeitura Municipal alerta toda a população para que evite queimadas, tanto urbanas como rurais e pede apoio da população na prevenção de incêndios de toda a natureza.  Fique atento a esta orientações:
  • Mantenha seu pátio e/ou terreno limpo!
  • Não faça a limpeza através da queima.
  • Não coloque fogo em folhas e galhos!
  • Coloque este resíduo em sacos plásticos e aguarde a coleta municipal.
  • Solicite a coleta de entulhos na prefeitura. Não queime-os!
  • Não jogue bituca de cigarro em qualquer lugar. É um dos grandes causadores de incêndios!
Queimadas é crime ambiental!
Lei federal 9.605/98. Art 54 – Causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora.
Decreto Lei nº 2.848/40 Código penal. Artigo 250, § 1º, II, “h” -  Causar incêndio, expondo a perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio de outrem: se o incêndio é: em lavoura, pastagem
Jamais faça um incêndio, porque hoje você está em situação de causador, mas amanhã você pode ser vítima, há situações em que o fogo pode se alastrar e atingir residências.

Fonte: Ascom Hulha Negra

Data de publicação: 06/02/2023

Créditos: Ascom Hulha Negra

Créditos das Fotos: Chaíse R. Duarte

Compartilhe!