Ação é alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

Para fortalecer a conscientização da sociedade acerca do combate contínuo ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, dentro da programação da Campanha “Faça Bonito: Proteja nossas Crianças e Adolescentes”, a prefeitura de Hulha Negra, por meio da secretaria municipal de Educação e Cultura, secretaria municipal de Assistência Social, secretaria municipal de Saúde e Conselho Tutelar, promoveu uma caminhada pela avenida Getúlio Vargas. A ação foi alusiva a data de 18 de maio, que chama a atenção para o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Participaram da Caminhada, alunos da Escola Monteiro Lobato, Escola Auta Gomes e Creche Municipal Tia Elaine Bastos Oyarzabal. O evento contou com o apoio da Brigada Militar.
O prefeito de Hulha Negra, Renato Machado afirma que “a iniciativa chama a atenção e estimula a conscientização e o combate às violações de direitos, além de incentivar a proximidade e identificação com a causa de proteção as crianças e adolescentes”.
 
Sobre a Campanha:
Movimento em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, dia 18 de maio foi instituído pela Lei Federal 9.970/2000 como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A campanha “Faça bonito: Proteja nossas crianças e adolescentes”, tem o objetivo de mobilizar a sociedade na luta pelo fim da violência sexual desse público. 
O abuso sexual ocorre quando há utilização do corpo de uma criança e adolescente por um adulto ou adolescente, para prática de qualquer ato de natureza sexual. Já a exploração é identificada pela utilização sexual de crianças e adolescentes com a intenção de lucro ou troca, seja financeiro ou de qualquer outra espécie e acontece de quatro formas: no contexto da prostituição, da pornografia envolvendo crianças e adolescentes, do tráfico para fins de exploração sexual e do turismo com motivação sexual.
Em caso de suspeita, conhecimento ou presenciar qualquer violação de direitos contra crianças e adolescentes, denuncie: Disque 100 - Direitos Humanos. 

Fonte: Ascom Hulha Negra

Data de publicação: 18/05/2023

Créditos: Ascom Hulha Negra

Créditos das Fotos: Joanes Araujo

Compartilhe!