Com data marcada para ocorrer nos dias 3, 4 e 5 de agosto, a Festa do Colono, em Hulha Negra, já iniciou. Ou, ao menos, a sua preparação. Uma comissão formada por secretários municipais, servidores municipais e Emater já trabalha com a meta de finalizar a programação e iniciar a divulgação do evento.

De acordo com o prefeito municipal Renato Machado (Progressistas), o principal evento do município contará com empenho para conquistar resultados positivos. “Estamos trabalhando com muita determinação para realizar esta festa que cresce a cada ano. A cada edição a festa se torna maior, assim como a nosso compromisso de homenagear o colono, o homem do campo”, relata.

A procura pelos estandes e espaços de expositores antecipa o sucesso do evento, que este ano foi reformulado em razão das proporções regionais alcançadas em edições anteriores.  A organização este ano aguarda um maior número de público de municípios vizinhos.

Segundo o secretário de Agropecuária e Desenvolvimento Rural, Luiz Fernando de Lima, a procura por espaços e estandes nos pavilhões da festa começou há mais de dois meses. “A procura é maior do que se pode oferecer. A cada ano aumenta, tanto que nesta edição aumentamos em 40% o espaço no lonão e também aumentamos os espaços para maquinários. Esta procura representa o quão importante é a festa do colono para a região”, avaliou o secretário.

Mais de 40 expositores já confirmaram presença, sendo comercializados mais de 50% dos espaços, restando às últimas unidades de estandes do pavilhão destinado à indústria e comércio. Informações e contratação de espaços podem ser obtidas pelo fone: (53) 3249.1190 com a Sabrina, ou diretamente na secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente, no horário entre 8h e 12h e 13h30 e 17h.

A Emater Hulha Negra já está programando o curso de Boas Práticas para os expositores de Hulha Negra, e que trabalham com alimentação. O escritório local também é responsável pelo café colonial, atração do evento.

Segundo o presidente da Comissão Organizadora da festa, Marco Igor Ballejo Canto, a expectativa de público para a festa é de superar a marca de 15 mil pessoas, considerando a proposta de valorização dos costumes característicos da comunidade hulhanegrense, os debates sobre o cenário da agroindústria, o fortalecimento da produção local e ainda, o público poderá usufruir de intensa programação artística cultural.

O primeiro dia da festa conta com a noite gospel, com a participação de igrejas do município e da banda Adoratchê. No sábado, segundo dia da festa, o baile oficial conta com o Grupo Rodeio, e a dupla Estela e Mariano. No domingo (05.08), a dupla César Oliveira e Rogério Melo animam a festa que será encerrada ao som da Banda Champion. A festa do colono acontece de 3 a 5 de agosto de 2018, no Ginásio Municipal.

Data de publicação: 19/06/2018