A Prefeitura de Hulha Negra já iniciou os preparativos para a maior festa do município. Na manhã de ontem, uma comissão formada por secretários, servidores e Emater local se reuniu para trabalhar na programação e iniciar a divulgação da 23ª Festa do Colono, que ocorrerá nos dias 3, 4 e 5 de agosto, no Ginásio Municipal.Para este ano, a organização aguarda um maior número de público, em especial de visitantes dos municípios vizinhos. "A cada edição a festa se torna maior, assim como o nosso compromisso de homenagear o colono, o homem do campo", comenta o prefeito de Hulha Negra, Renato Machado.
Conforme o presidente da comissão organizadora do evento, Marco Igor Ballejo Canto, a expectativa para a festa é de superar a marca de 15 mil participantes, considerando a proposta de valorização dos costumes característicos da comunidade hulhanegrense, os debates sobre o cenário da agroindústria e o fortalecimento da produção local. Ele informa que o público poderá usufruir de intensa programação artística cultural.
Atrações
O primeiro dia da festa contará com a noite gospel, com a participação de igrejas do município e da banda Adoratchê. No sábado, segundo dia da festa, o baile oficial terá apresentações do Grupo Rodeio e da dupla Estela e Mariano. No domingo, a dupla César Oliveira e Rogério Melo animará a festa, que será encerrada ao som da Banda Champion.
A Emater local está programando o curso de Boas Práticas para os expositores de Hulha Negra que trabalham com alimentação. O escritório local também é responsável pelo café colonial, atração do evento.
Expositores
O secretário municipal de Agropecuária e Desenvolvimento Rural, Luiz Fernando de Lima, conta que a busca por espaços e estandes nos pavilhões da festa começou há mais de dois meses. "A procura é maior do que se pode oferecer. A cada ano aumenta, tanto que nesta edição aumentamos em 40% o espaço no 'lonão', e também aumentamos os espaços para maquinários", disse o secretário.
Segundo informações da assessoria do município, mais de 40 expositores já confirmaram presença no evento, sendo comercializados mais de 50% dos espaços, restando às últimas unidades de estandes do pavilhão destinado à indústria e comércio. Mais informações e contratação de espaços podem ser obtidas pelo telefone: (53) 3249-1190 (Sabrina) ou diretamente na Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h.
Soberanas
A corte que vai divulgar a festa foi escolhida em maio, sendo formada pela rainha, Camila Langer, e as princesas, Michele Langer e Natacha Gabriele.

Fonte: Jornal Minuano - Bagé

Data de publicação: 19/06/2018