Além de garantir uma destinação sustentável para esses o objetos, a ação visa evitar que o material sirva como criadouro do mosquito Aedes aegypti

No início desta semana a Prefeitura de Hulha Negra fez o recolhimento de pneus descartados na sede do município. O objetivo da coleta é o de promover a destinação sustentável desses objetos e assim também evitar que o material sirva como criadouro de mosquitos, principalmente do Aedes aegypti, transmissor de doenças como: dengue, febre amarela, febre zica e chikungunya.
O servidores municipais percorreram borracharias, terrenos baldios e casa para recolher o material. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Departamento de Combate e Prevenção a Dengue, em parceria com a Secretaria de Obras, Serviços Públicos e Trânsito e Gabinete. Todos os pneus recolhidos pela equipe foram encaminhados para o antigo prédio da Cesa, e serão recolhidos por uma empresa especializada nesse tipo de coleta.
A Secretaria de Obras utilizou um caminhão caçamba, uma retroescadeira e quatro servidores auxiliaram na coleta supervisionada pelo responsável pelo Departamento de Combate e Prevenção a Dengue, Gabriel Ruiz, e pelo servidor Luiz Amaro, chefe do setor de Limpeza Urbana, setor ligado ao Gabinete do prefeito.
O foco principal da ação foi eliminar possíveis focos e criadores do mosquito, porém, a atividade também é ligada a preservação do meio ambiente. Os pneus, após atingirem seu desgaste completo, se tornam inservíveis. Como é material de longo processo de decomposição, ele não deve ser descartado no meio ambiente. Tem que ser recolhido e destinado de forma adequada ambientalmente. Depois de triturado, por exemplo, ele pode virar asfalto ecológico, pode ser usado como fonte de calor para cimenteiras ou pode virar um piso antiderrapante.
A equipe do Departamento de Combate e Prevenção a Dengue monitoram pontos de risco de proliferação do mosquito Aedes aegypti. Todas quartas-feiras são monitorados seis pontos de armadilha: Pampeano (dois), fundos da rodoviária, pátio da prefeitura, pátio da Igreja A Família de Deus e Centro de Atendimento Integrado de Saúde (Cais). Já os pontos estratégicos são visitados quinzenalmente. São seis pontos: cemitério do Floresta, oficinas (quatro) e uma borracharia.

Data de publicação: 24/05/2019

Créditos: Joanes Araujo - Ascom Hulha Negra