Além do prefeito, fizeram parte da comitiva hulhanegrense os vereadores Elisangela Coitinho e Ronaldo Pereira, o secretário municipal de Agropecuária, Luis Fernando de Lima, e do responsável pelo abastecimento de água no interior, Moisés de Abreu

O prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, pontuou positivamente os resultados obtidos durante a agenda na Capital Gaúcha. No início desta semana o prefeito, acompanhado de uma comitiva do município, esteve reunido com o superintendente André Murad Bessow, no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária; com o chefe da Casa Civil adjunto, Bruno Freitas, na Casa Civil; com o secretário Covatti Filho, na Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural; e com o deputado Pedro Westphalem.
Na Casa Civil, o encontrou trouxe para a pauta o asfaltamento da estrada que liga a BR 293 à planta hulhanegrense do Frigorífico Marfrig. As negociações sobre a implantação do asfalto estão avançadas, entretanto, com a troca do Governo, precisa ser revista. O secretário adjunto, Bruno Freitas, explicou que todos os projetos em andamento do Governo passado serão revistos um a um, nesse caso, volta a dar andamento ao projeto de asfaltamento da estrada.
Já na secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, as pautas da reunião trataram sobre as redes de água e rede elétrica dos assentamentos Estância Velha, Sepé Tiaraju, Copaul, Santo Antônio 2, Capivara A, Meia Água e Palmeiras.
Com o secretário Covatti Filho, o Chefe do Executivo de Hulha Negra também abordou a pauta sobre a rua Alcides Mulé, no bairro Floresta. Entre as melhorias de infraestrutura está garantido o alargamento da via, oferecendo mais mobilidade e segurança para quem transita pelo Bairro.
Também foi realizado o pedido de renovação do convênio entre a Secretaria Estadual da Agricultura com a Inspetoria Veterinária do município. O secretario Covatti Filho também liberou o empréstimo da estrutura da Fepagro para alojamento aos atletas que vão participar do torneio de voleibol Manecão, que acontece no próximo mês, em Hulha Negra.
Ainda relacionado a Fepagro, o prefeito Renato Machado articulou e sugeriu ao Secretário, caso seja confirmada a extinção da Fundação, a destinação dos maquinários e demais implementos agrícolas ao Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental da Bacia do Rio Jaguarão – Cideja. Na reunião ainda ficou garantida a aquisição de um veículo usado e em boas condições para uso do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte – Susaf Hulha Negra.
Para fechar com chave de ouro, a convite da vereadora progressista, Elizangela Coitinho, a agenda em Porto Alegre foi concluída no gabinete do deputado federal, Pedro Westphalem. A excelente notícia para o município foi o comprometimento do deputado em destinar para Hulha Negra um veículo equipado para transporte da equipe do ESF Rural. O serviço leva ao interior do município uma equipe multiprofissional para atendimento em saúde composta por médico da família, odontólogo, auxiliar de saúde bucal, enfermeira e técnica de enfermagem. O veículo deve ser equipado com sala de vacina e consultórios odontológico, médico geral e ginecológico.
Além do prefeito Renato Machado, fizeram parte da comitiva hulhanegrense os vereadores Elisangela Coitinho e Ronaldo Pereira, o secretário municipal de Agropecuária, Luis Fernando de Lima, e do responsável pelo abastecimento de água no interior, Moisés de Abreu.

Data de publicação: 31/05/2019

Créditos: Joanes Araujo - Ascom Hulha Negra