O curso é pioneiro na região e já serve de exemplo para outros municípios

A noite de segunda-feira (2) reuniu agentes da Emater/Ascar, Prefeitura de Hulha Negra, Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) e trabalhadores de diversos estabelecimentos do município ligados à área de alimentos. Isso porque aconteceu no complexo do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), a entrega de certificados de conclusão do curso das turmas 1 e 2 do Curso de Boas Práticas de Fabricação de Alimentos.
O evento contou com uma breve cerimônia, onde as autoridades presentes falaram a respeito da importância do curso e foi finalizado com um coffee break onde estavam inclusos produtos das agroindústrias. A mesa foi composta pelo vice-prefeito Marco Igor Ballejo Canto, secretário de Agropecuária Luis Fernando de Lima, secretário de Saúde Volney Jorge, chefe regional da Emater Eloi Pozzer, chefe da Emater municipal, Guilherme Zorzi e pelo professores do IFSul, Stela Maris Meira e Gabriel Bruno.
Os pronunciamentos foram abertos pelo vice -prefeito, Igor Canto, que na ocasião falou em qualidade. “Atualmente é importante ter um comércio organizado, somos referência, temos agroindústrias que levam o nome da cidade para o resto do estado e a participação de cada um e a busca pela qualificação é o que faz diferença”, afirmou.
O secretário Luis Fernando agradeceu a todos que escutaram o chamado do veterinário Marcus Leitzke, que se esforçou para que o curso acontecesse em razão da necessidade atual. “Às vezes fazer um curso pode parecer bobagem, mas as pessoas querem um produto de qualidade e para isso é necessário conhecimento, ensinamento técnico e dedicação. Não é perda de tempo, é ganho, pois esse é um curso caro e precisamos agradecer a estes parceiros por esta oportunidade. Para nós da Secretaria de Agropecuária, é uma alegria muito grande participar deste processo”, enfatizou Lima.
A Secretaria de Saúde também foi parceira. Em nome da Pasta, o secretário Volney lembrou que ao se falar em alimentos qualquer problema vai parar na saúde. “Parabenizo a todos pela conclusão do curso, acredito ter sido um momento de aprendizado e agora o que aprenderam podem colocar em prática. Certamente esse aprendizado vai auxiliar, pois as leis se modificam, pode não é possível se atualizar por diversos fatores e as autoridades são obrigadas a seguir a lei. Tenho certeza que os alimentos fabricados ou produzidos para que as pessoas comam, serão de qualidade redobrada a partir de agora”, manifesta.
Eli Pozzer, da regional da Emater disse ser uma honra estar presente em um momento importante de um município que conhece há mais de 40 anos. “Não poderia deixar de estar aqui, pois é uma honra chegar a grandes exposições e ver produtos da Hulha Negra. Isso passou a acontecer após a chegada desta administração, que passou a auxiliar ainda mais os produtores. Saber que é um produto certificado, que a pessoa que está produzindo o alimento foi capacitada, é o que vai proporcionar novas vendas e bons retornos ao produtor ou proprietário do estabelecimento”, enfatizou.
Em nome da Emater de Hulha Negra, Zorzi parabenizou os concluintes do curso por terem aceito o desafio e participarem do curso. “Como já foi falado o diferencial vai ser a capacitação. Devemos agradecer muito a estas parcerias, pois muitas vezes fazer cursos em outros locais requer a disponibilidade de valores que muitas vezes se tornam inviáveis ao produtor. Essas parcerias facilitam e somam a todos que dela participam”, diz o chefe local da Emater, ressaltando o alcance dos objetivos da Emater que se baseiam que as pessoas devem permanecer no campo com renda e qualidade de vida.
Em nome do IFSul, o professor Gabriel – dizendo estar dando mais uma aula – deu as boas-vindas em nome da entidade e também falou sobre a importância da disponibilidade de um curso por meio de parcerias. “Em um momento em que o país vive essa polarização, conseguirmos deixar isso de lado, sentarmos e construirmos esse curso para a necessidade da comunidade é muito importante e uma satisfação, pois o IFSul sempre esteve, está e estará à disposição da comunidade”, expôs.
Ao seu lado, a professora Stela falou da alegria e consolidação do propósito da instituição. “Além das aulas em sala, nosso propósito é estar junto à comunidade, indo para fora das salas e com este curso começamos este objetivo”, acrescentou.
Por fim, antes da entrega dos certificados, Marcus Leitzke falou do trabalho para se realizar o curso e dar essa oportunidade de melhoria para produtores e trabalhadres. “Foi um extenso trabalho para se chegar até este momento, mas ficamos felizes em saber que já colhemos bons frutos, visto um participante já ter sido empregado exatamente por ter o curso de boas práticas”, finaliza.
SOBRE O CURSOS – Os cursos foram realizados de 16 a 19 de julho e 24 a 27 de setembro, totalizando 44 alunos de Hulha Negra. O curso visou repassar o conhecimento das legislações sanitárias vigentes e a qualificação dos trabalhadores dos serviços de alimentação do comércio, de escolas e agroindústrias. As aulas foram realizadas no Cras Hulha Negra, no IFSul, em Bagé, e na Indústria e Comércio Kloppenburg Ltda – Padaria Kloppenburg, por ser a primeira a implantar as boas práticas e serviu como exemplo para os alunos, com o apoio das secretarias municipais, Emater e IFSul. Também foram importantes os professores do campus Bagé do Curso Técnico em Agroindústria e de nível superior, Tecnólogo em Alimentos, Leandra Zafalon Jaeckel, Roger Junges da Costa, Sarah Cogo Prestes e Márcia Adriana Gomes da Silveira, além das extensionistas da Emater, Carmem Caceres e Maria Thomaz.

Fonte: Tribuna do Pampa

Data de publicação: 07/12/2019