Por não ter barragens para armazenar hídrico, município leva água por meio de caminhões-pipa

O município de Hulha Negra acumulou nos últimos dias um total de 200 milímetros, volume que, segundo o governo municipal, não altera a situação dramática da cidade, no que se refere à distribuição de água potável à população. Diferente de muitos municípios da região, Hulha Negra é abastecida por poços artesianos e, a água da chuva, não é captada como em Bagé, por exemplo, que é abastecida por barragens.
Conforme o chefe do Executivo, Renato Machado, a situação de racionamento continua na sede do município. “Percebe-se uma diminuição no consumo de água nos últimos dias, porém, é em razão do frio. Nesse período, tecnicamente, não é trocada água de piscinas; o pessoal não lava calçadas e carros com frequência e isso contribui para amenizar o consumo consciente de água. Já a distribuição no interior é constante, sete dias por semana”, detalha o prefeito.
Machado ainda explica que o racionamento tem permitido que o município mantenha o controle do abastecimento, tanto na zona rural quanto na urbana. “Dentro de nossa limitação, conseguimos atender toda a demanda da comunidade. Hoje, estamos com dois caminhões atendendo cerca de 280 famílias no interior do município. Também utilizamos caminhão para auxiliar no abastecimento, além da rede, para as famílias que vivem na zona urbana. Toda água potável do município é coletada em seis poços artesianos”, comenta.
Abastecimento
Atualmente, a captação de água em Hulha Negra fica, em média, na casa dos 30 mil litros/hora nos seis poços artesianos do município. A prefeitura conta com dois caminhões-pipa com reservatório para capacidade de oito mil litros cada, além de um trator pipa com capacidade de armazenar quatro mil litros de água. Esses veículos coletam e distribuem água no interior e na sede do município todos os dias. No interior, é distribuído, diariamente, em média, de 15 a 20 mil litros de água. A distribuição no interior contempla 280 famílias.

Fonte: Jornal Folha do Sul

Data de publicação: 27/05/2020