Hulha Negra recebeu uma doação para auxiliar no enfrentamento ao Covid-19. Na quinta-feira (25), os gerentes da Copelmi, Nelson Kadel Jr e José Adolfo Carvalho, visitaram o gabinete do Executivo Municipal e fizeram a doação de 20 testes rápidos. O material destinado a Secretaria Municipal de Saúde, soma aos testes que o município adquiriu para ajudar mapear a situação do novo coronavírus em Hulha Negra. Até o momento, o município já fez a aplicação de 151 testes rápidos em pessoas dos mais variados segmentos. Até a última atualização do boletim epidemiológico, divulgado no domingo (28), o município permanecia zerado em relação aos casos suspeitos da covid-19.

A Copelmi Mineração Ltda é uma empresa com mais de 100 anos de experiência na mineração de carvão no Brasil, detém 80% do mercado privado de carvão industrial no país e concessões com reservas de mais de 4 bilhões de toneladas. Destacou ainda que sua origem se insere na longa trajetória das empresas pioneiras na exploração do recurso mineral no território gaúcho. A empresa é a responsável pelo projeto que visa discutir em toda a região a Usina Termelétrica (UTE) Nova Seival, empreendimento que se encaminha para ser erguido na Capital Nacional do Carvão.

O projeto da nova usina, originalmente batizado de Seival, teve parceria da Copelmi com a alemã Steag no início dos anos 2000. Com a desistência da Steag devido a demora burocrática, se pensou na construção da usina para abastecer somente o Uruguai. Naquele momento o projeto foi vendido para a antiga Tractebel (hoje Engie e dona da UTE Pampa Sul).

Um longo caminho foi percorrido até que o projeto chegasse no estágio que está hoje. Vale lembrar que a Copelmi possui concessão de lavra de carvão em Candiota desde 1994 – quando arrendou a mina pertencente à Companhia Nacional de Mineração Candiota (CNMC) e, atualmente, através da sua subsidiária Seival Sul Mineração (SSM), abastece de carvão a UTE Pampa Sul.

Fonte: Ascom Hulha Negra

Data de publicação: 29/06/2020