A estrutura, que foi viabilizada pela UTE Pampa Sul

A Estação de Tratamento de Água (ETA), construída para tratar a água que abastecerá o munícipio de Hulha Negra, está finalizada, testada e considerada apta para operar. A estrutura, que foi viabilizada pela UTE Pampa Sul, tem capacidade de tratamento de 20 m³ de água por hora e foi instalada na Trigolândia, próximo ao Clube Concórdia. A expectativa é que, quando estiver operando, a nova ETA resolva o problema de abastecimento do município de Hulha Negra, que passará a ser abastecido com a água da barragem da usina.
“Com a estrutura concluída tivemos condições de realizar os testes de operação e já produzir água própria para consumo. Além disso, realizados treinamentos com representantes da UTE Pampa Sul sobre a operação da nova ETA e, na sequência, poderemos passar a operação para a Prefeitura”, explica o gerente da UTE Pampa Sul, Daniel Mahl.
Sobre a importância da ETA para o município, o Prefeito Renato Machado, destaca: “É um importante passo para solucionar o problema histórico de falta de água potável em Hulha Negra. Estamos trabalhando com outras frentes para levar água encanada nos assentamentos e outras zonas rurais do município. Continuamos investindo em melhorias na distribuição de água na sede de Hulha negra e estamos imensamente agradecidos por essa parceria da UTE Pampa Sul que está sempre contribuindo para o desenvolvimento do nosso município”.
Para iniciar o abastecimento do município, a ETA precisa aguardar a conclusão da obra da rede adutora de água, que está em etapa de contratação. A rede terá 7,9 km e pode ser entendida como uma nova rede de água, responsável por fazer a interligação entre a barragem da UTE Pampa Sul e a ETA.

Data de publicação: 30/11/2020