O município de Hulha Negra também comemora conquistas ao longo dos 29 anos de emancipação. O jornal conversou, de forma virtual, com o prefeito Renato Machado para que fosse feita uma análise da questão sanitária da cidade, uma avaliação dos 29 anos de Hulha Negra e projetos futuros.
Segundo o prefeito, ninguém esperava passar por essa crise e muito menos estava preparado para enfrentá-la. “Já estamos há um ano lutando contra algo invisível e que, apesar do tempo, se torna novidade a cada dia. A pandemia traz consigo impactos que vão além da saúde, são impactos gerados diretamente na economia e na vida social de toda a população. Entretanto, se por um lado sentimos o impacto negativo na economia local, por outro lado percebemos que juntos somos fortes para enfrentar os desafios”, analisou. Machado frisou que a Administração Pública está ao lado da comunidade para encontrar a melhor forma de gerar benefícios que contemplem a todos de forma justa. “As adaptações aos decretos é um exemplo, pois quando foi preciso restringir, fizemos de maneira firme, porém, quando tínhamos a possibilidade de realizar a cogestão, adaptamos de uma maneira que pudesse trazer benefícios para todos. Ainda há muita luta pela frente e sabemos que, caso a pandemia acabasse hoje, ainda teríamos que conviver e enfrentar os seus impactos. E, assim como estamos fazendo agora, enfrentaremos juntos e sempre pensando no melhor para a nossa Hulha Negra. Uma das lições que aprendemos com a pandemia é que unidos é mais tranquilo vencermos as adversidades”, enfatizou o prefeito.
29 ANOS – Com relação ao aniversário da cidade, Renato Machado falou em orgulho. “Chegamos há quase três de décadas de emancipação política e administrativa. Torno a dizer que não esperávamos vivenciar o que estamos vivenciando, porém, se olharmos para trás fazendo uma comparação de quando Hulha Negra era um distrito de Bagé, nos orgulhamos de fazer parte desta história. Como gestor público, o orgulho é indescritível, pois fiz parte de toda essa história e digo sem medo de errar de que em todas as melhorias conquistadas para Hulha Negra nossa gestão estava presente. Particularmente participei de todos os pleitos políticos de Hulha Negra e sempre entregamos o melhor para o nosso município. Cada decisão que é tomada pela nossa Administração Municipal é pensando no melhor para o nosso município. Não canso de dizer que estamos aqui porque amamos este chão, porque amamos Hulha Negra”, expôs.
PROJETOS – Quanto ao que a administração projeta para a cidade após a crise sanitária passar, o gestor também incluiu ações já realizadas durante este mais de um ano de pandemia. Segundo Renato Machado, tudo é e será novidade. Ele também frisou que os trabalhos sempre continuaram. “Lamentamos muitos as perdas que a pandemia nos trouxe, porém temos fé de que vamos vencer e sair ainda mais fortes. Temos muito trabalho pela frente, aliás, nunca paramos de trabalhar. A educação não parou, assim como as áreas administrativas e sociais, as áreas de infraestrutura, tanto urbana e rural, além, é claro, da área de Saúde”. Especificamente quanto à área de educação, o gestor lembrou que foi necessária uma adaptação, com tarefas sendo realizadas longe das salas de aula, mas as reformas estão sendo realizadas, assim como as salas equipadas com ar condicionado e revisões no transporte escolar. O prefeito destacou os trabalhos em infraestrutura como saneamento básico e pavimentação. “Nossa meta é chegar a 100% de saneamento básico em Hulha Negra e não estamos medindo esforços para que isto aconteça. Quanto a pavimentação, recentemente concluímos toda a extensão da avenida Getúlio Vargas. Antes, já havíamos pavimentado parte das ruas Laudelino da Costa Medeiros, Ari Coelho e Manoel Amaro. Foram mais de 10 mil metros quadrados de pavimentação e também não vamos parar por aí. Em breve vamos entregar o novo prédio da rodoviária, estamos adquirindo novos maquinários pesados para melhorar nossa malha viária. São muitas obras e projetos que estamos em andamento, apesar de estarmos enfrentando essa pandemia”, lembrou. Pra encerrar, o gestor fez referência a questão econômica. “Torno a dizer que estamos em dia com todos os fornecedores, com os salários dos nossos servidores e, apesar da crise econômica ser geral, estamos com as finanças em dia e isso é fruto de um trabalho sério, de uma equipe comprometida e de uma gestão que tem compromisso com Hulha Negra”, manifestou.

Fonte: Tribuna do Pampa

Data de publicação: 24/03/2021