A sala de vacinas do município de Hulha Negra conquistou um importante reforço no acondicionamento dos imunizantes contra gripe, Covid-19 e demais doenças virais e bacterianas. Nesta semana a secretaria municipal de Saúde recebeu uma câmara fria. O equipamento opera com temperaturas entre 2°C e 8°C e serve para armazenar insulina, vacinas e outros medicamentos. As câmaras de conservação, de uso médico-hospitalar, têm capacidade de 200 litros.
A câmara foi entregue através do governo do Estado. O objetivo é aprimorar a Rede de Frio do Programa Nacional de Imunizações (PNI) com a substituição das geladeiras domésticas por câmaras de conservação de imunobiológicos. Os critérios para a escolha dos municípios foram, além do aspecto populacional, terem sala de vacinas e sistema de informação oficial do Ministério da Saúde implantado para registro de vacinados e movimentação de imunobiológicos, e não estarem equipados com câmara refrigerada.
O secretário municipal de Saúde de Hulha Negra, Volnei Jorge, destaca que o equipamento traz mais qualidade para a sala de vacinas aumentando a capacidade de armazenamento dos medicamentos. “A administração municipal já havia adquirido uma câmara fria. Agora, com duas, garantimos ainda mais qualidade do armazenamento de vacinas, por exemplo. A sala de vacinas também tem refrigeradores que cumprem a função, entretanto, essas câmaras frias têm a garantia de conservar os medicamentos na temperatura ideal, com bateria que evita a mudança de temperatura no caso de eventual oscilação elétrica”, destaca o secretário.
Para o prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, o município recebe este equipamento num período especial e oportuno. “Estamos enfrentando uma pandemia em razão da covid-19 e, além da vacinação contra o coronavírus, Hulha Negra está realizando a campanha de vacinação da gripe. São duas campanhas de vacinação, logo, a aquisição desta câmara fria patrimônios é importante para qualificar a estrutura de saúde do município”, pontuou o prefeito.

Fonte: Ascom Hulha Negra

Data de publicação: 18/05/2021