Desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19, Hulha Negra recebeu 4378 doses da vacina. Até o momento, conforme os dados divulgados pela Secretaria de Saúde do Estado, o município aplicou 3994 doses, sendo 2838 (1ª dose), 1007 (2ª dose) e 149 (dose única). Entretanto, a atualização do SES Vacinas ainda não atualizou os dados dos últimos dias. Ontem, por exemplo, o município aplicou mais de 100 doses dando início a vacinação para idades 18+. Hoje (22), a vacinação acontece na sede do município e interior e se estende até sábado, quando deve ser aplicado o montante aproximado de 1000 doses. Essas doses extras foram doadas ao município, através da Prefeitura de Bagé.

Desde o início da vacinação
A logística de vacinação que contemplou as faixas de idades e grupos prioritários (idosos, comorbidades, puérperas, profissionais da Educação, motoristas, industriários, comércio e etc) foi criada através da listagem disponibilizados pelos Agentes Comunitários de Saúde. Na semana passada, a secretaria municipal de Saúde adotou uma nova logística em relação a vacinação e disponibilizou 100 doses para a população em geral como idades a partir dos 35 anos.

O Município é o responsável pela compra das vacinas?
Não. A Gestão Municipal explica mais uma vez que o Município não tem autonomia na compra das vacinas, ou seja, as doses são recebidas através da 7ª Coordenadoria Regional de Saúde e o município, assim como os demais, não tem poder de direcionamento da quantidade das doses recebidas.
Inclusive, A secretaria municipal de Saúde de Hulha Negra, informou ao Estado que Hulha Negra tem o menor percentual no recebimento de vacinas, ou seja um déficit em torno de 17% em relação aos outros municípios que fazem parte da 7ªCRS. Esse déficit chega a 1000 doses a menos.
Todas as doses aplicadas obedecem ao cronograma de orientação da Secretaria Estadual de Saúde. Em relação as faixas de idade vacinadas, quem define é o Estado e não o município. Portanto, não é parâmetro o comparativo com as faixas de idades vacinadas em outras cidades.

Gratidão aos profissionais de linha de frente
A Administração Municipal parabeniza e agradece todos os profissionais da área da saúde pelo trabalho extraordinário nesse momento de enfrentamento à pandemia, a maior crise sanitária da história do Brasil.
A importância desses profissionais já estava clara para o atual Governo desde o início da gestão. No entanto, o surgimento do Coronavírus com velocidade e letalidade até então nunca vistas, reafirmou ainda mais o apreço por essa classe.
A Administração Municipal entende que trabalhar na saúde é mais que profissão: é sacerdócio; é coragem demonstrada ao “ir para cima” na linha de frente do campo de batalha quando todos têm medo; é concretizar os conceitos de compaixão e solidariedade, essenciais para a continuidade da vida humana.
A Prefeitura aplaude a todos profissionais que estão na linha de frente ao combate da pandemia e fazendo jus a frase do Hino do município: “Avante povo heroico e hospitaleiro”.

Fonte: Ascom Hulha Negra

Data de publicação: 22/07/2021