A partir do dia 07 de março, Hulha Negra passa a contar com o novo serviço de atendimento de urgência e emergência em saúde. O município aderiu ao Chamar 192, da Secretaria Estadual de Saúde (SES), e irá contar com Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O projeto é voltado aos municípios de pequeno porte que ainda não possuem cobertura do serviço do Samu em seu território. O objetivo SES é atingir 100% dos municípios gaúchos abrangidos pela Central Estadual de Regulação das Urgências, por meio do telefone 192.
O programa visa possibilitar assistência qualificada nos casos de urgência e emergência de saúde em horários em que o Centro de Atendimento Integrado em Saúde (CAIS – Hospital) não está em atendimento.
As ligações devem ser realizadas para o 192, onde profissionais verificam a urgência do chamado, acionando então o município para transporte do paciente acompanhado de profissional qualificado. A partir do dia 07 de março de 2022, o serviço funcionará de segunda-feira a sexta-feira, das 17h às 07h30 e, aos sábados, domingos e feriados, o atendimento será 24h.
A secretaria municipal de Saúde orienta usar o serviço em casos de: dores no peito de aparecimento súbito, crises convulsivas (ataques e convulsão), situação de intoxicação ou envenenamento, surto psicótico, queimaduras graves, trabalho de parto com situação de risco, perda de consciência (desmaio), queda acidental, acidentes / traumas com vítimas, sangramento e hemorragias, crise hipertensiva, e outras situações consideradas de urgência ou emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso.

Fonte: Ascom Hulha Negra

Data de publicação: 28/02/2022