O certificado foi entregue em cerimônia com a secretária de Saúde do RS, Arita Bergmann

A Unidade de Saúde CAIS – ESF Urbano, de Hulha Negra, recebeu o Selo Bronze do 1º Ciclo da Rede Bem Cuidar, da Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul. A Estratégia de Saúde da Família (ESF) agora é certificada como Unidade Básica Amiga do Idoso – Selo Bronze. Este programa é um incentivo para qualificar o atendimento dos pacientes na área de atenção à saúde. O certificado foi concedido aos municípios que alcançaram os indicadores obrigatórios.
O secretário municipal de Saúde, Volnei Jorge, e a enfermeira Carla Lugo, participaram do evento da Rede Bem Cuidar, em Bagé, onde recebeu o certificado que foi entregue pela secretária Estadual Saúde, Arita Bergmann, e pela gerente da Rede Bem Cuidar, Janice Lima.
O secretário municipal de Saúde, ressalta que o reconhecimento é uma forma de valorização do empenho e da dedicação da equipe. “Agora, vamos em busca do Selo Prata e, mais para a frente, do Ouro. Ficamos muito lisonjeados em poder desenvolver o programa na nossa unidade e estamos sempre em busca de proporcionar um melhor atendimento para a população”, avalia o secretário.
O prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, destaca que a unidade CAIS foi contemplada pela gestão para participar do programa, que é dividido em eixos temáticos, sendo que a primeira etapa foi voltada à pessoa idosa. “Para obter o reconhecimento de Selo Bronze, a secretaria municipal de Saúde executou vários critérios do programa, voltados para o público idoso. Foram realizados processos e implementação de ações para conquistar este reconhecimento. Hulha Negra está de parabéns”, ressalta o Prefeito.

Conheça o programa Rede Bem Cuidar RS e Você
A Rede Bem Cuidar RS e Você (RBC/RS) busca qualificar as ações de saúde prestadas ao cidadão gaúcho, a partir de um olhar atento às suas necessidades. O processo se dá de forma dialogada com a comunidade atendida pela equipe Bem Cuidar de seu município, visando um espaço acolhedor e com uma atenção focada, neste primeiro ciclo, na promoção do envelhecimento saudável da população e no enfrentamento dos novos desafios impostos pela pandemia.
A RBC/RS integra o Programa Estadual de Incentivos para Atenção Primária à Saúde (PIAPS) do Governo do Estado do Rio Grande do Sul dentro do componente estratégico de qualificação da Atenção Primária à Saúde (APS).
Trata-se de uma proposta de colaboração entre as gestões estadual e municipal, os trabalhadores da saúde e a população. O objetivo do projeto é incentivar a melhoria e o fortalecimento dos serviços de APS oferecidos à população gaúcha.

Fonte: Ascom Hulha Negra

Data de publicação: 17/10/2022