A distribuição de água será pausada das 13h às 18h, nos poços artesianos da sede do município e no poço da Trigolândia

No período mais quente do ano, em Hulha Negra, o consumo de água potável se torna excessivo e a escassez do recurso hídrico é inevitável. Esses problemas são históricos no município e, com o aumento da população, tanto na sede como no interior de Hulha Negra, o impasse gera medidas extremas que necessitam ser adotadas pela Administração Municipal.
A Secretaria Municipal de Agropecuária, comunica que a partir desta quinta-feira, 15, será necessário adotar um sistema de racionamento de água nos cinco poços artesianos que abastecem a sede do município e no poço artesiano da Trigolândia. Os reservatórios de água terão a distribuição suspensa entre o período das 13h às 18h.
“Este período de cinco horas de racionamento é necessário para que os reservatórios atinjam a capacidade que seja suficiente para garantir o abastecimento de água, uma vez que a distribuição é realizada por gravidade. O consumo de água está sendo maior do que a capacidade de produção dos nossos poços artesianos e para amenizar esta situação, contamos mais uma vez com o apoio da nossa população, no sentido conscientização no uso da água”, ressaltou a Secretária Municipal de Agropecuária, Janice Silveira.
O prefeito de Hulha Negra, Renato Machado destaca que o esquema será necessário para garantir que o município mantenha o controle do abastecimento, tanto da zona rural quanto na zona urbana. “Dentro de nossa limitação, conseguimos atender toda a demanda da comunidade. Atualmente o município faz o abastecimento de casa em casa no interior, para mais de 250 famílias, só que esse número de famílias sobe para 400 quando estamos no período forte de estiagem”, explica.
O gestor também solicita a colaboração da comunidade para o consumo moderado e sem desperdício de água. Ele solicitou que veículos e calçadas não sejam lavados com mangueira e torneira aberta, bem como o uso de piscinas seja moderado para diminuir o consumo.
A sede de Hulha Negra é abastecida exclusivamente por meio de poços artesianos, sendo necessária a utilização de caminhão pipa para chegar água em inúmeras residências do interior do município e localidades próximas da sede, como o bairro Floresta e o assentamento Santo Antônio, por exemplo.

Dicas para economizar água
Há 7 dicas essenciais para economizar água. Veja o quanto está gastando e quanto poderia economizar:
1. Tome banhos mais curtos. Um banho longo pode gastar mais de 250 litros de água, e um banho de 5 minutos pode economizar até 200 litros.
2. Evite a válvula de descarga de parede e utilize vaso sanitário com caixa acoplada para evitar o uso maior de água. A descarga de parede utiliza cerca de 15 litros de água enquanto a caixa consome 6 litros a cada uso.
3. Uma torneira aberta normalmente utiliza entre 10 e 20 litros a cada minuto. Se ela estiver pingando, pode gastar até 50 litros por dia, ou seja, aproximadamente 1500 litros por mês. Portanto fique atento a torneiras.
4. Ao escovar os dentes, procure manter a torneira fechada. E, se possível, utilize um copo para fazer o bochecho. É possível economizar até 5 litros de água em apenas uma escovação.
5. Problemas nos encanamentos. Vazamentos pequenos em canos podem desperdiçar mais de 5000 litros de água a longo prazo.
6. Utilize balde com a água que sobra da máquina de lavar roupa para lavar o carro. Se você lavar o seu automóvel com uma mangueira, pode gastar até 500 litros de água em uma lavagem.
7. A água que sai da lavadora de roupas pode ser utilizada para outras tarefas: Lavar a casa, quintal e calçadas da casa.

Fonte: Ascom Hulha Negra

Data de publicação: 13/12/2022