A estiagem continua se alastrando pelos municípios da Região da Campanha. Este fenômeno vem causando inúmeras preocupações da população. Em Hulha Negra a situação continua crítica. As perdas no campo, originadas pela falta de água já ultrapassam R$ 8 milhões. O município decretou Situação de Emergência no dia 22 de janeiro e aguarda homologação do Estado e da União.
Na busca de amenizar a situação vivenciada no campo e na zona urbana, nos dias 29 e 30 de janeiro o prefeito de Hulha Negra, Renato Machado (PP) esteve esta semana na Capital Gaúcha reivindicando soluções paliativas para amenizar o sofrimento de quem tem tido constantes perdas no campo. O prefeito percorreu a secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Casa Civil, Gabinete do Governador e a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social.
No Palácio do Piratini o prefeito Renato Machado reforçou ao Governador José Ivo Sartori (PMDB) a real situação enfrentada em Hulha Negra. “Falei com o Governador e disse que nossa situação é emergencial. Não tem água na Hulha e precisamos de ajuda para agora, não temos mais como esperar, a população do campo não tem como esperar”, disse o prefeito enfatizando que o Governador apontou que liberaria ajuda ao município.
O prefeito fez o pedido de 300 cestas básicas, também pediu a perfuração de três poços artesianos (zona urbana, assentamento Santa Elmira e Comunidade Nova Esperança), 350 reservatórios de água de 500 litros e ainda fez o pedido do empréstimo de uma escavadeira Poclain. A máquina será usada na escavação e manutenção de açudes no interior do município.
Por enquanto o Estado deve distribuir 200 cestas básicas e kits de higiene. O material será coletado pela prefeitura de Hulha Negra na próxima terça-feira (06.02), em Cachoeirinha. “Eu ainda tenho esperança de receber as 300 cestas que reivindicamos. A quantia que o Estado disponibilizou é menor do que nossa necessidade e, com isso, famílias ficarão desprovidas. É uma situação difícil, mas vamos estar sempre próximas a essas famílias prejudicadas com a estiagem. É hora de unirmos forças e vencer mais uma batalha. Na próxima semana vamos fazer uma força-tarefa para distribuir as cestas básicas e os kits de higiene”, disse o prefeito Renato Machado.
Renato Machado aguarda a publicação da homologação do Decreto de Situação de Emergência que precisa ser registrado no Diário Oficial do Estado e da União. O prefeito esteve em Porto Alegre acompanhado da presidente do Legislativo de Hulha Negra, Elizângela Coitinho (PP) e do técnico em informática Brandt Acosta.

Data de publicação: 03/02/2018