A produtora Marili Porto, da agroindústria Agromap, já recebeu os materiais comprados através do Programa Municipal de Agroindústria de Hulha Negra (Fundahn).

A produtora Marili Porto, da agroindústria Agromap, já recebeu os materiais comprados através do Programa Municipal de Agroindústria de Hulha Negra (Fundahn). Na tarde desta quarta-feira (10.10) a produtora retirou na sede da Secretaria Municipal de Agropecuária de Hulha Negra uma prateleira de estocagem em pvc e uma prensa de inox para 24 formas de queijo.
Os materiais vão incrementar a produção de queijos da agroindústria inaugurada em abril no assentamento Abrindo Fronteiras, próximo à BR 153, em Hulha Negra. A produtora teceu elogios ao Programa. “Eu consegui comprar os materiais para aumentar a produtividade da agroindústria. E foi graças a esse Programa que já consegui comprar o maquinário. Esse incentivo venho em boa hora e com as facilidades que o programa oferece para pagar, olha, nem um pai faria isso por nós”, brinca a produtora.
Marili Porto ainda comentou que com a nova prensa será possível produzir queijos de um quilo e de 500 gramas. “Antes eu só produzia em forma de um quilo. A produção diária era de 14 queijos, agora vou poder fazer até 56 queijos por dia em menos tempo e com mais qualidade”, garante a produtora.
 Ela comemora a aquisição dos materiais e comenta que já tem um pedido de 180 peças (90 quilos) de queijos para a Oktoberfest da Trigolândia. “Vou produzir esses queijos em maior quantidade diária e em menor tempo”, comemora.
 O prefeito municipal de Hulha Negra, Renato Machado, do Progressistas, entende que o Programa fomenta a implantação e o fortalecimento de agroindústrias no município. “Com toda a certeza esse Programa vem pra somar. Mais investimentos acaba agregando valor aos produtos oriundos da atividade primária, melhorando a renda e as condições vida dos agricultores, e ainda, gerando empregos”, avalia o prefeito.
 O secretário municipal de Agropecuária, Luis Fernando de Lima pontua que o Programa apoia a implantação, adequação e legalização das agroindústrias. “Esse é o objetivo da administração. Através da secretaria de Agropecuária queremos proporcionar acesso a créditos, elaboração de projetos e encaminhamento ao Fundo Municipal de Apoio à Agroindústria. Além do apoio as existentes, esperamos motivar a criação de novas agroindústrias em Hulha Negra”, disse o secretário.
 
Como funciona o Programa
A agroindústria informa a secretaria de Agropecuária sobre o material que quer adquirir. A Secretaria faz um estudo sobre o pedido e, caso seja deferido, informa o Conselho de Desenvolvimento Rural (Conder). Se for aprovado no Conder, o valor do produto é emprestado para a agroindústria que, a partir do primeiro mês após a compra do material, paga a primeira das 48 parcelas do empréstimo. Uma das melhores vantagens do Programa é que o valor emprestado é dividido em pagamentos sem juros.
 
Lei Municipal
A Lei Municipal nº 1.595/2017 institui o Programa Municipal de Agroindústria e cria o Fundo Municipal de Desenvolvimento da Agroindústria de Hulha Negra (Fundahn). O artigo primeiro da Lei institui o Programa Municipal de Agroindústria e cria o Fundo Municipal de Desenvolvimento de Agroindústria de Hulha Negra, que será aplicado com base no disposto da Lei, objetivando atender pessoas físicas ou jurídicas estabelecidas em Hulha Negra.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 11/10/2018

Créditos: Assessoria de Imprensa

Créditos das Fotos: Joanes Araujo

Compartilhe!