A Secretaria Municipal de Obras, Serviços Públicos e Trânsito de Hulha Negra adotou um sistema de rodizio de água para manter a população com abastecimento durante o período mais quente do ano. O racionamento parcial mantém fechado três poços artesianos que abastecem a cidade das 13h às 17h. A ação iniciou no dia 3 de janeiro e não tem prazo para ser finalizada.
Conforme o secretário Wagner Tavares da Silva, a medida é necessária devido às altas temperaturas que contribuem para o uso excessivo de água. Ele explica que o município não conta com hidrometria e, devido ao calor, a utilização da água aumenta. “Muitas pessoas contam com reservatórios próprios e não ficam desabastecidas”, explica.
A expectativa do secretário é que no intervalo em que os poços ficarem fechados seja possível abastecer os quatro reservatórios da cidade. Os poços atingidos pela medida são o do hospital, da igreja católica e Posto WS. A prefeitura também trabalha na divulgação de dicas para que haja economia de água no município, recomendando, por exemplo, a reutilização da água que sobra da máquina de lavar e a revisão de encanamentos, para evitar desperdício em vazamentos.

Fonte: Jornal Minuano

Data de publicação: 09/01/2019