Construções de ETAs e redes são os principais projetos para os próximos meses

Apesar do grande volume de chuvas que assolaram a região nos últimos dias, a pauta água requer uma atenção especial por parte do Executivo de Hulha Negra. Como já informado pelo TP, o município é abastecido por poços artesianos, que juntos, somam uma produção de 40 mil litros/hora. Os poços estão localizados na Sede (seis poços) e interior (três). De acordo com o prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, juntos, os poços seriam capazes de manter o abastecimento de água, porém o uso incorreto e em demasia, tem ocasionado a falta e, consequentemente, o racionamento de 4 horas por dia, das 13h às 17h, conforme confirmação da assessoria de Imprensa da Prefeitura. O prefeito relatou ao TP alguns trabalhos realizados e medidas buscadas junto aos órgãos necessários para resolver a situação. O principal projeto citado pelo prefeito que irá trazer inúmeros benefícios para Hulha Negra é a construção da Estação de Tratamento de Água (ETA) na Trigolândia com as redes adutoras pela UTE Pampa Sul, com utilização de água da barragem que irá abastecer a termelétrica. Outras medidas também foram tomadas para a construção de redes de energia elétrica trifásicas em assentamentos, o que permitirá o bombeamento de água até as residências. “A Prefeitura já utilizou recursos próprios, R$ 47 mil, para a construção de uma rede no assentamento Che Guevara, que permite o abastecimento de 150 famílias. Também já foi solicitado junto a Coopersul, o levantamento de recursos necessários para a construção de uma outra rede trifásica no assentamento Estância Velha, que irá beneficiar outras tantas famílias. Acreditamos que essa obra ocorrerá ainda no primeiro trimestre de 2019”, informou Renato.

SANTO ANTÔNIO – Está em andamento uma obra na Serra da Hulha para resolver o problema de abastecimento de água no assentamento Santo Antônio. Conforme o prefeito Renato Machado, um poço aberto na localidade não apresentou água e através de uma solicitação da Prefeitura, o projeto foi alterado através de uma autorização da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), para construção de uma Linha de Adução que levará água do poço da Serra até o reservatório do Santo Antônio, mediante a complementação de 300 metros de rede com recursos da Prefeitura. “A linha de adução do projeto era de 2,7 km. Do poço da Serra da Hulha, por cima, até o reservatório é 3 km, ou seja, um pouco a mais que não chegará a uma contrapartida de R$ 9 mil conforme levantamento já feito. É um grande passo, 30 famílias serão beneficiadas após a conclusão dessa rede”, disse o prefeito. Atualmente o local é abastecido por meio de caminhão-pipa.

ETA – Entre as projeções para 2019, Renato citou também outro projeto aprovado pela Funasa, a construção de uma ETA no assentamento Banhado Grande. Segundo o prefeito, o projeto original previa um poço na Capivara, mas na localidade já foram abertos quatro outros poços sem a obtenção da água, por isso a solicitação de alteração do projeto. O atual, segundo o gestor, não conta com contrapartida da Prefeitura e irá beneficiar seis assentamentos com utilização de água de barragem.

HIDROMETRIA – Por fim, o prefeito falou sobre o projeto de instalação de hidrômetros nas residências para o consumo consciente de água. De acordo com Renato, após a conclusão de algumas obras que permitam um abastecimento de água adequado às comunidades, deverão ser instalados hidrômetros nas residências. Com os aparelhos, a água será utilizada de forma correta, pois o munícipe irá pagar pelo consumo do metro cúbico utilizado, assim como já acontece na grande maioria dos municípios. “A água sempre foi um problema em Hulha Negra, já tivemos muitos poços abertos onde a água não pode ser utilizada devido à grande presença de minerais, mas estamos trabalhando e tomando todas as medidas, por isso acreditamos que hoje esta questão está próxima da solução”, conclui o prefeito.

Fonte: Tribuna do Pampa

Data de publicação: 18/01/2019