Os equipamentos vão contemplar sete produtores rurais do município.

Na sexta-feira (29.03) foi realizada a entrega do kit de irrigação por gotejamento para o produtor hulhanegrense, Valdemar Ferrari. A entrega aconteceu em sua propriedade rural, localizada próxima a Sede de Hulha Negra, e contou com a participação da Prefeitura de Hulha Negra, através da secretaria de Agropecuária, além do escritório municipal da Emater/RS-Ascar. Os equipamentos vão contemplar sete produtores rurais do município.
Os kits contêm caixa de água, bomba para puxar a água do açude e filtro, além de todo o encanamento necessário para a distribuição da água. O objetivo é possibilitar que o agricultor possa produzir o ano inteiro e, assim, aumentar a produção e a renda da família.
Ferrari foi o primeiro produtor rural a receber e instalar todo o equipamento. O produtor, que planta há mais de 20 anos, conta que a Emater/RS-Ascar é seu braço direito. "A gente está sempre aprendendo. Quando me aperto por alguma coisa, sei que é só chamar a Emater e eles sempre vão estar prontos para me atender", conta.
De acordo o gerente regional da Emater/RS-Ascar de Bagé, Eloi Pozzer, todo pequeno produtor que está iniciando uma atividade costuma ter dificuldade na estruturação. Ele destaca que, se não houver uma boa estrutura de produção, o produtor precisa irrigar com regadores, mangueira, ou pode acabar não irrigando, o que comprometeria a produtividade. "No momento que ele ganha e instala um kit completo de irrigação, ele pode duplicar sua produção tranquilamente, reduzindo a mão de obra e o custo", ressalta.
O secretário de Agropecuária do município, Luis Fernando de Lima, ressalta que, além dos sete produtores beneficiados, o município pretende adquirir mais kits para beneficiar outros agricultores. Para ele, a parceria da Emater/RS-Ascar com a Secretaria é de suma importância. "A Emater de Hulha Negra, sem a Secretaria e a Prefeitura, teria dificuldade em conquistar seu espaço e chegar até o produtor, assim como a Secretaria, por outro lado, sem a Emater, ficaria desequilibrada, pois nós não temos os técnicos e engenheiros que a Emater tem. Juntos, conseguimos uma harmonia para fazer um bom trabalho e ajudar o produtor", finaliza.
O prefeito de Hulha Negra Renato Machado destaca que o trabalho da Emater/RS-Ascar é indispensável para o município. "A técnica é importantíssima, e eu acompanho de perto o quanto a Emater tem sido nossa grande parceira pra desenvolver a agricultura familiar nas pequenas propriedades", destaca.
Estiveram presentes no evento o secretário de Administração, Planejamento e Meio Ambiente, Hector Bastide, e o vice-prefeito, Marco Igor Ballejo Canto.

Data de publicação: 02/04/2019

Créditos: Assessoria de Imprensa