Doze horas. Este será o período de racionamento de água que a comunidade de Hulha Negra passará a enfrentar nos próximos dias. A informação foi repassada ao Tribuna do Pampa pelo prefeito Carlos Renato Teixeira Machado junto a confirmação da emissão do decreto de situação de emergência em razão da estiagem na última segunda -feira (9).
De acordo com o prefeito, a medida com novo horário de racionamento – que atualmente ocorre das 13h às 17h -, foi neces sária devido ao número de famílias que necessitam ser atendidas pela Prefeitura com abastecimento de água por meio de caminhão pipa ou trator com tanque.
“Nossa única fonte de água é a área urbana e precisamos racionar ainda mais para atender o interior. Estamos nos organizando, porém, para não deixar a população sem assistência, não iremos cortar a água nos horários de pico e manter as caixas cheias e com certeza, passaremos por mais essa dificuldade”, afirma Renato.
O TP acompanha a situação que tem se agravado na cidade que atualmente é abastecida, exclusivamente, por poços artesianos, pela falta de chuvas, com precipitações muito abaixo da média histórica, já Justificando o decreto, a administração destaca a redução dos níveis dos açudes e fontes naturais que abastecem o consumo humano e animal, bem como a falta de rios naturais.
Ainda segundo o decreto, a estiagem já causa prejuízos econômicos e sociais, como despesas com pessoal, combustível, tratamento de água e manutenção de equipamentos, totalizando aproximadamente R$ 130 mil mensais. O documento também expõe que 380 pontos estão sendo abastecidos, sendo 57% das famílias da zona rural e 43% da zona urbana, havendo a necessidade de racionamento diário de 12h e remanejamento de água em poços de baixa vazão.
Por outro lado, através do decreto de emergência, onde o município busca a homologação por parte do Estado e, posteriormente, União, autoriza o desencadeamento do Plano Emergencial de Res posta aos Desastres, permitindo a convocação de voluntários para ações, realização de campanhas de arrecadação de recursos, penetrar nas residências em caso de desastre ou risco eminente, usar a propriedade particular para ações, dispensar licitação sem prejuízo de restrição da Lei de Responsabilidade Fiscal para contratos e serviços em obras relacionadas a reabilitação da situação por um período de 180 dias.

PERDAS – Conforme divulgado pelo TP, segundo levantamento feito pela Emater de Hulha Negra, os prejuízos estimados de perdas em razão da estiagem chegam a R$ 13.730.110,48 milhões no município se somadas as mais diversas culturas e produções, visto que a falta de água está acarretando sérios problemas nas propriedades rurais.
POA – Na terça-feira (10), uma comitiva de Hulha Negra, composta pelo prefeito Renato Machado, secretário de Agropecuária, Luis Fernando de Lima, vereadores Marcus Leitzke, Hugo Teixeira e Ronaldo Pereira, participou de uma reunião na Secretaria de Agricultura do Estado. Na ocasião, o grupo buscou apoio para o enfrentamento da estiagem para os produtores rurais.
Entre as ações buscadas estão uma escavadeira hidráulica para limpeza de açudes e um caminhão para distribuição de água para as cerca de 300 famílias atendidas com abastecimento por meio de caminhão-pipa.

Fonte: Tribuna do Pampa

Data de publicação: 13/03/2020