A Estação de Tratamento de Água está sendo viabilizada pela UTE Pampa Sul em parceria com a Prefeitura.

Teve início a etapa de obras civis da implantação da primeira Estação de Tratamento de Água (ETA) de Hulha Negra. Localizada próxima ao Clube Concórdia, na Trigolândia, a ETA, que está sendo viabilizada pela UTE Pampa Sul por meio de um convênio com a Prefeitura, terá capacidade de tratamento de 20m³ de água por hora, atendendo as necessidades de abastecimento do município por muitos anos, conforme as previsões de crescimento de Hulha Negra.
O gerente da UTE Pampa Sul, Renato Schimitd Barbosa, explica que a ETA é composta por uma série de componentes montados em fábrica, o que agiliza o seu processo de instalação.
“Após a terraplenagem do terreno, estamos na etapa de obras civis que incluem fundações para os tanques e demais estruturas, além de um prédio de alvenaria que abrigará o laboratório de água e a sala dos painéis de controle das bombas. Na sequência, será iniciada a montagem dos componentes, como tanques e bombas, que já estão prontos e foram entregues para a empresa que está executando a obra da ETA. A expectativa é que ainda no primeiro semestre deste ano, a ETA esteja concluída”, destaca Barbosa.
A ETA de Hulha Negra será bastante semelhante a ETA instalada na sede de Candiota em 2018, também por meio de parceria com a UTE Pampa Sul, tendo inclusive o mesmo fornecedor dos equipamentos.
O prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, lembra que o município é abastecido por água de poços artesianos e que a ETA é fundamental para a melhoria na captação de água. “É um passo determinante para ajudar resolver um problema histórico de Hulha Negra: a falta de água potável. Hoje a administração enfrenta dificuldades para distribuir água para toda a comunidade e a construção desta ETA, aliada as ações que estamos realizando, certamente é o caminho certo para garantir água potável para nossa comunidade”.
Adutora
O município de Hulha Negra também será beneficiado com a construção de uma nova rede de água que fará a interligação entre a barragem da UTE Pampa Sul e a nova ETA, permitindo que o município seja abastecido pelo reservatório de água da Usina. A adutora terá 7,9 km de extensão e para a garantia da segurança da sua execução foi necessário contratar um projeto para a obra, que passará pelas margens da estrada no trajeto. A expectativa é que o projeto esteja concluído no mês de abril, quando poderá ser iniciada a tomada de preços para contratação da empresa que executará a obra da adutora.
“A obra da adutora precisa contemplar todas as especificidades e necessidades do município para entregar a água com segurança na ETA, por isso, a necessidade do projeto. Nossa expectativa é que após estas etapas, a obra possa ser iniciada e concluída em até oito meses. Até lá, a ETA, que deverá ser concluída antes, aguardará para início da operação”, destaca Barbosa.
Outra etapa do convênio entre a prefeitura de Hulha Negra e a UTE Pampa Sul previa o repasse de materiais como tubulações e conexões necessários para a ligação da ETA com a sede do município. Por parte da UTE Pampa Sul, a entrega dos materiais já foi realizada e, agora, a prefeitura deverá executar a obra, que permitirá que a sede de Hulha Negra e as propriedades da estrada entre a Trigolândia e a sede, também sejam abastecidas pela água vinda da nova ETA.

Fonte: Ascom Pampa Sul

Data de publicação: 23/04/2020