Medida de racionamento parcial também atinge o bairro Floresta

A secretaria municipal de Agropecuária vai alterar os horários de fechamentos dos poços artesianos da sede do município. A medida é necessária devido às altas temperaturas que contribuem para o uso excessivo de água. O racionamento parcial manterá totalmente fechado cinco poços artesianos no período das 13h às 18h. Com o racionamento diário de cinco horas, a expectativa é que os reservatórios atinjam a capacidade completa de armazenamento de água. A ação, que também atinge o bairro Floresta, terá início amanhã, dia 22 de dezembro e não tem prazo para ser finalizada.
A escassez de água é um dos principais problemas de Hulha Negra. O município é abastecido exclusivamente por meio de poços artesianos, sendo necessária a utilização de caminhão pipa para chegar água em inúmeras residências do interior do município e localidades próximas da sede, como o bairro Floresta, por exemplo.
O Executivo Municipal informa que, apesar das limitações, atende toda a demanda da comunidade com dois caminhões atendendo cerca de 350 famílias no interior do município. Também é utilizado o caminhão para auxiliar no abastecimento, além da rede, para as famílias que vivem na zona urbana. Toda água potável do município é coletada em cinco poços artesianos (Poço do Israel, poço da Igreja Católica, poço do Hospital, poço próximo ao Posto de Combustíveis e poço do Elias).
Atualmente a captação de água de Hulha fica, em média, na casa dos 30 mil litros/hora nos seis poços artesianos. A prefeitura conta com dois caminhões pipa com reservatório para capacidade, em média, de 8 mil litros cada, e um trator pipa com capacidade de armazenar 4 mil litros de água. Esses veículos coletam e distribuem água no interior e na sede do município todos os dias. No interior é distribuído diariamente, em média, de 15 a 20 mil litros de água. A distribuição de água no interior contempla mais de 350 famílias.

Dicas para economizar água
Há 7 dicas essenciais para economizar água. Veja o quanto está gastando e quanto poderia economizar:

1. Tome banhos mais curtos. Um banho longo pode gastar mais de 250 litros de água, e um banho de 5 minutos pode economizar até 200 litros.

2. Evite a válvula de descarga de parede e utilize vaso sanitário com caixa acoplada para evitar o uso maior de água. A descarga de parede utiliza cerca de 15 litros de água enquanto a caixa consome 6 litros a cada uso.

3. Uma torneira aberta normalmente utiliza entre 10 e 20 litros a cada minuto. Se ela estiver pingando, pode gastar até 50 litros por dia, ou seja, aproximadamente 1500 litros por mês. Portanto fique atento a torneiras.

4. Ao escovar os dentes, procure manter a torneira fechada. E, se possível, utilize um copo para fazer o bochecho. É possível economizar até 5 litros de água em apenas uma escovação.

5. Problemas nos encanamentos. Vazamentos pequenos em canos podem desperdiçar mais de 5000 litros de água a longo prazo.

6. Utilize balde com a água que sobra da máquina de lavar roupa para lavar o carro. Se você lavar o seu automóvel com uma mangueira, pode gastar até 500 litros de água em uma lavagem.

7. A água que sai da lavadora de roupas pode ser utilizada para outras tarefas: Lavar a casa, quintal e calçadas da casa.

Fonte: Ascom Hulha Negra

Data de publicação: 21/12/2021