A Prefeitura de Hulha Negra está empenhada nos preparativos da maior festa da região. Neste ano, a Festa do Colono de Hulha Negra chega a sua 25ª edição. A Comissão Organizadora da Festa, formada por secretários municipais, servidores municipais e Emater local, abre no início da semana as inscrições para a escolha das Soberanas desta edição.
Para concorrer a uma das três vagas (rainha e princesas) é necessário preencher alguns requisitos como o de ter nascido ou residir em Hulha Negra pelo menos os três últimos anos com sua família. A candidata deve ser solteira (jamais ter sido casada ainda que de um casamento anulado, nem ser separada, divorciada, nem viver ou ter vivido em união estável); ter idade mínima de 16 anos e máxima de 25 anos.
O regulamento ainda determina que a candidata precisa ter a escolaridade mínima de Ensino Médio completo ou em andamento; não ter filhos e/ou estar grávida; e ter boa conduta, apresentar padrões de comportamento e relacionamento condizentes ao título almejado.
De acordo com o coordenador da Festa, e prefeito em exercício, Marco Igor Ballejo do Canto, este ano as soberanas serão escolhidas pelos 14 membros da comissão organizadora. Ele salienta que a corte será apresentada no dia 24 de março, durante o baile de aniversário da cidade, que contará com a animação do grupo Tchê Guri.

Como fazer a inscrição?
O período de inscrição abre nesta segunda-feira, 23 de janeiro e encerra no dia 27 de janeiro. Para efetuar o cadastro a candidata pode retirar a ficha inscrição através do site www.hulhanegra.rs.gov.br ou presencialmente na Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), onde os documentos deverão ser entregue das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.

25ª edição
A última edição da festa foi realizada em 2019, e em razão da pandemia, o evento foi suspenso por três anos. Em 2023 a Festa do Colono será realizada nos dias 4, 5 e 6 de agosto.
Para a realização deste ano, a prefeitura está buscando alguns patrocinadores, que já estão confirmados. Também foi encaminhado um projeto para buscar recursos através da Lei de Incentivo à Cultura. “O resultado deve sair no final de março. Já temos alguns patrocínios garantidos”, relata Marco Igor.
Canto também adianta que o baile principal da Festa do Colono, no domingo, será com o grupo Os Serranos, mas a organização está definindo e buscando outras bandas para o evento. “Para essa edição devemos mudar a forma de atendimento ao público e pretendemos realizar um festival de bandas”, enfatiza.

Fonte: Ascom Hulha Negra / Joanes Araujo

Data de publicação: 19/01/2023