A Prefeitura Municipal de Hulha Negra, através da Secretaria Municipal de Obras, Serviços Públicos e Trânsito, informa a população da Sede de Hulha Negra que fará um 'racionamento de água' na Sede do município. A partir de amanhã (03), os três poços artesianos que abastecem a Sede de Hulha Negra serão fechados das 13h às 17h. Os poços que sofrerão a mudança são: Hospital, Igreja Católica e Posto WS. A medida é necessária devido as altas temperaturas que contribuem para o uso excessivo de água. A ação será realizada por tempo indeterminado e o resultado esperado é que no intervalo que os poços ficarem fechados, seja possível abastecer os reservatórios.

Dicas para economizar água
Há 7 dicas essenciais para economizar água. Veja o quanto está gastando e quanto poderia economizar:

1. Tome banhos mais curtos. Um banho longo pode gastar mais de 250 litros de água, e um banho de 5 minutos pode economizar até 200 litros.

2. Evite a válvula de descarga de parede e utilize vaso sanitário com caixa acoplada para evitar o uso maior de água. A descarga de parede utiliza cerca de 15 litros de água enquanto a caixa consome 6 litros a cada uso.

3. Uma torneira aberta normalmente utiliza entre 10 e 20 litros a cada minuto. Se ela estiver pingando, pode gastar até 50 litros por dia, ou seja, aproximadamente 1500 litros por mês. Portanto fique atento a torneiras.

4. Ao escovar os dentes, procure manter a torneira fechada. E, se possível, utilize um copo para fazer o bochecho. É possível economizar até 5 litros de água em apenas uma escovação.

5. Problemas nos encanamentos. Vazamentos pequenos em canos podem desperdiçar mais de 5000 litros de água a longo prazo.

6. Utilize balde com a água que sobra da máquina de lavar roupa para lavar o carro. Se você lavar o seu automóvel com uma mangueira, pode gastar até 500 litros de água em uma lavagem.

7. A água que sai da lavadora de roupas pode ser utilizada para outras tarefas: Lavar a casa, quintal e calçadas da casa.

Data de publicação: 02/01/2019