A prefeitura de Hulha Negra, através da secretaria de Saúde, e por meio do Departamento de Combate e Prevenção a Dengue, realizará uma ação com a finalidade de coletar pneus. O material arrecadado será descartado de maneira correta. A orientação é para que os moradores que queiram descartar os itens entrem em contato com a secretaria de Saúde pelos telefones: 53 32491013, 3249 1345 e 99703 2686.
O objetivo é a eliminação dos criadouros de mosquito devido às condições favoráveis ao acúmulo de água. O pneu, quando armazenado ou descartado de modo inadequado, torna-se ambiente preferencial da larva do mosquito, o que facilita sua proliferação. O pneus serão coletados com auxílio da secretaria de Obras, Serviços Públicos e Trânsito.
A equipe do Departamento de Combate e Prevenção a Dengue monitoram pontos de risco de proliferação do mosquito Aedes aegypti. Todas quartas-feiras são monitorados seis pontos de armadilha: Pampeano (dois), fundos da rodoviária, pátio da prefeitura, pátio da Igreja A Família de Deus e Centro de Atendimento Integrado de Saúde (Cais). Já os pontos estratégicos são visitados quinzenalmente. São seis pontos: cemitério do Floresta, oficinas (quatro) e uma borracharia.
A Secretaria de Meio Ambiente do município pede que os moradores colaborem para prevenir a doença, evitando o acúmulo de água parada em pneus, garrafas e vasos de plantas, não jogando lixo em terrenos baldios e limpando calhas com frequência.

Medidas de Controle
·         A melhor forma de prevenir a Dengue é manter uma vigilância sistemática dos vetores, de modo a detectar precocemente a sua entrada no município atuando de imediato para a sua eliminação/controle.
·         A Participação da população no manejo ambiental e saneamento domiciliar através de: Eliminação de recipientes/depósitos inservíveis como: latas, material descartável, casca de ovo, tampa de garrafa e outros;
·         Manter vedados caixas d’água, poços, cisternas, tanques, tambores e outros reservatórios de água;
·         Manter canaletas e calhas desobstruídas;
·         Não deixar restos de materiais de construção ao ar livre, com risco de acúmulo de água das chuvas;
·         Manter ralos e ladrões de caixas d’água protegidos com telas;
·         Lavar e escovar bebedouros de animais, no mínimo 1 vez por semana;
·         Nos pratos aparadores de vasos de plantas colocar areia grossa, de forma a não acumular água;
·         Estabelecimentos comerciais devem evitar armazenar materiais que possam acumular água, pois podem servir de criadouros dos mosquitos transmissores da Dengue.
·         Coleta de lixo regular;
·         Destino adequado do lixo;