Município está entre os 25 melhores do Brasil, com contas públicas organizadas

A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) publicou o Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, com base nos dados de 2019. Dentre os 497 municípios gaúchos, Hulha Negra pontuou como o 14° município do Estado mais bem avaliado no ranking de qualidade da informação contábil e fiscal. Já em nível nacional, Hulha Negra conquistou o 21º lugar na lista de 5570 municípios.
O ranking da qualidade da informação contábil e fiscal é uma iniciativa da Secretaria do Tesouro Nacional que foi criada para avaliar a consistência da informação que o Tesouro recebe por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro – Siconfi – e, consequentemente, disponibiliza para acesso público. A intenção é fomentar a melhoria da qualidade da informação contábil e fiscal que é utilizada tanto pelo Tesouro Nacional quanto pelos diversos usuários dessa informação.
A primeira edição desse estudo foi publicada em 2019 e tomava como base os dados de 2018, considerando apenas informações estaduais. Neste ano, o estudo também avaliou os municípios.
Para o prefeito Renato Machado, o desempenho de Hulha Negra nessa avaliação demonstra a importância dada pela gestão municipal à responsabilidade fiscal e à transparência, o que possibilita um acompanhamento da saúde financeira municipal por parte da população. “A classificação de Hulha Negra no Ranking comprova a evolução da gestão fiscal responsável do município, bem como a melhoria contínua de transparência das informações e visão integrada das gestões orçamentária, financeira e contábil. Uma gestão para alcançar esse nível de resultado conta necessariamente com uma equipe capacitada e comprometida”, ressaltou Machado.

Data de publicação: 02/12/2020

Créditos: Ascom Hulha Negra - Joanes Araujo