O mês de outubro é conhecido e lembrado pela intensificação das atividades alusivas à prevenção do câncer de mama e colo de útero. Em Hulha Negra está agendado para amanhã, sábado (16.10), o Dia D, no Centro de Atendimento Integrado de Saúde (Cais). Serão oferecidos 60 exames de mamografia e 30 exames preventivo de colo de útero, Papanicolau.
Amanhã, também, acontece o sorteio de cinco Dia de Beleza, que inclui hidratação e escova no cabelo, unhas pés e mãos. O sorteio vai ser realizado na página oficial da secretaria municipal de Saúde, no fabebook. Vão participar do sorteio as mulheres que curtiram e compartilharam a publicação oficial e marcaram três amigas na publicação.
Apesar do tema ser abordado o ano todo, é natural que tenha mais ênfase no mês outubro. A secretaria municipal de Saúde realiza ações de conscientização que tem como objetivo principal, alertar as mulheres e a sociedade em geral sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e sobre o câncer de colo do útero.
A Administração Municipal destaca que disponibiliza mensalmente uma cota de exames gratuitos. São oferecidos exames de mamografia bilateral de rastreamento/rotina, mamografia bilateral diagnóstica, mamografia unilateral, ecografia mamária e exames preventivo de colo de útero.
O secretário municipal de Saúde, Volnei Jorge, alerta sobre as formas de prevenção e sua importância no combate ao câncer de mama. Ele destaca a importância do autoexame. “Muitas vezes, a doença é notada pelo aparecimento de um nódulo indolor através do autoexame ou até mesmo pelo exame médico. Quanto antes houver a descoberta, maiores serão as chances de sucesso do tratamento”.
O prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, relembrou da necessidade de atenção sobre a doença. “As mulheres precisam estar atentas ao seu corpo e ao sinal de qualquer tipo de alteração. É claro que somente o autoexame não basta e não substitui o exame clínico realizado pelo médico ou a mamografia”, enfatiza o prefeito.
Machado ainda observa que a prevenção é o melhor remédio. “As mulheres se destacam mais que os homens no quesito prevenção, o que é fundamental para o bem-estar em qualquer área da vida. Mesmo assim, as estatísticas são alarmantes, por isso não podemos descuidar”, disse.

Fonte: Ascom Hulha Negra

Data de publicação: 15/10/2021