Os cursos são fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Hulha Negra, UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Uma parceria entre a Prefeitura de Hulha Negra, a UTE Pampa Sul (MiroelWolowski) e o Sistema FIERGS-SENAI/RS está promovendo em Hulha Negra dois cursos de qualificação profissional na área de costura. As oportunidades são fruto de convênio assinado no final de setembro e contemplam os cursos básicos em Costura Industrial e em Modelagem Industrial.
Desde as primeiras semanas de outubro os cursos estão sendo realizados na Unidade Móvel do SENAI/RS, estacionada no Largo da Biblioteca Municipal DraNóris Paiva. As turmas somam 18 alunas, todas selecionadas através do cadastro realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social. As aulas acontecem de segunda a quinta-feira nos turnos tarde e noite, com previsão de encerramento no final de novembro, totalizando 100h/a no curso de Costura e 80 h/a no curso de Modelagem.
O Prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, enfatiza que o Executivo Municipal trabalha diariamente para encontrar formas de capacitar seus cidadãos e, com isso, gerar oportunidades de emprego e boas colocações no mercado de trabalho. O conhecimento irá possibilitar a inclusão no mercado de trabalho ou auxiliar na composição da renda familiar. “Sempre digo que as pessoas devem seguir em frente, estudar, se esforçar e trabalhar. Parabenizo cada uma das mulheres que está frequentando as aulas, buscando se inserir no mercado de trabalho, levando renda para ajudar a família”, destacou o prefeito.
A secretária de Assistência Social, Elisete Brasil, avaliou o curso como de grande importância para as mulheres, já que possibilitar uma melhor qualidade na produção de vestuários. “Nós somos eternamente gratas à parceria que proporcionou esses cursos. Essa é uma grande oportunidade, uma vez vamos oportunizar o incremento das atividades de confecção, propiciando aos participantes novas possibilidades de empreender e de acesso ao mercado de trabalho”, disse a secretária.
O gerente socioambiental da UTE Pampa Sul (MiroelWolowski), Hugo Roger Stamm, destaca o caráter inclusivo na disponibilização dos cursos em uma unidade móvel, o que permite que as pessoas busquem e adquiram qualificação profissional sem precisar se deslocar de suas comunidades. “Esperamos que estas oportunidades de formação profissional possam auxiliar no fortalecimento do empreendedorismo e na economia local, com empenho e a força de vontade dos alunos do curso, para que essa oportunidade seja aproveitada ao máximo, transformando-se em uma fonte de renda e melhora da qualidade de vida das famílias hulhanegrenses”, destaca Stamm

Unidade Móvel Senai - As Unidades Móveis são escolas montadas em semirreboques (carretas), que permitem levar qualificação profissional a diversos municípios do estado, mesmo onde não existam unidades fixas do Senai. Estas unidades contam com laboratórios, salas de aula e oficinas, equipadas com máquinas e equipamentos atualizados, além de diversos recursos educacionais. A principal característica deste formato é a flexibilidade para atender às necessidades da população e da indústria. Isso porque as unidades móveis alcançam a centenas de municípios atendendo empresas e usuários em diferentes pontos do Estado.

Data de publicação: 17/10/2018

Créditos: Assessoria de Imprensa