Com a finalidade de iniciar uma parceria que vise o crescimento e fortalecimento das agroindústrias de Hulha Negra, aconteceu na semana passada, uma visita no campus da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) de Bagé.

Com a finalidade de iniciar uma parceria que vise o crescimento e fortalecimento das agroindústrias de Hulha Negra, aconteceu na semana passada, uma visita no campus da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) de Bagé, da proprietária da agroindústria Pampalac, da produtora Janete Raddatz.
Na oportunidade, acompanhada dos alunos do 6º semestre do curso de Engenharia de Alimentos, a produtora visitou o espaço físico e laboratórios da universidade. Isso por que, o grupo de alunos composto por Giovana Aristimunha, Murilo Machado, Victória Alvarez, Juliana Quadros, Natasha Lorefice, Cinthia Borges e Carolina Wolff, integram a empresa Júnior Complea, que vinculada ao curso de Engenharia de Alimentos, tem por objetivo oferecer auxílio às empresas de Bagé e região.
Em entrevista ao TP, a aluna Carolina Wolff, que atua na empresa Jr. como diretora de produção, explicou que a empresa possui CNPJ assim como qualquer empresa, porém não tem fins lucrativos, atua como uma consultoria. Ela disse também, que o contato com as agroindústrias de Hulha Negra ocorreu quando as produtoras participaram de uma Feira de Orgânicos na cidade de Bagé, oportunidade em que ficou agendada a primeira reunião. “No caso da Hulha em específico, observou-se a qualidade dos produtos criados na feira e a possibilidade de uma parceria. Seja esta em relação à capacitação dos produtores, auxílio na criação de novas receitas de produtos ou análises de qualidades, entre outros. A nossa ideia é auxiliar em tudo o que as agroindústrias desejarem, dentro do possível, visto nosso curso ser versado em diversas áreas do setor de alimentos, desde embalagens, processamento a tempo de prateleira”, explicou Carolina.
A universitária relatou também, que o próximo passo é uma visita da empresa Complea Jr. à agroindústria. “A princípio agendamos uma visita para novembro a Pampalac, pois é nosso momento de conhecer o espaço físico da agroindústria, assim como outros produtores”, conclui Carolina. A parceria entre agroindústria e universidade está contando com o apoio da Emater de Hulha Negra e a Secretaria de Agropecuária. A extensionista Carmem Cáceres e o secretário Luis Fernando de Lima participaram do primeiro encontro.
Quanto a esse auxílio à Pampalac, Lima destacou a importância para a agroindústria. “A universidade tem condições de prestar um grande auxílio as nossas agroindústrias, por isso que quando surgiu essa oportunidade, não existamos. A Janete foi a primeira a participar e acreditamos que será de grande valia para o crescimento e fortalecimento das nossas agroindústrias atuais, bem como outras que teremos no futuro”, afirma o secretário.

COMPLEA JR – Giovana Aristimunha – presidente, Murilo Machado – vice-presidente, Victória Alvarez – secretária, Juliana Quadros – diretora de marketing, Natasha Lorefice – diretora administrativa, Cinthia Borges – diretora financeira, Carolina Wolff – diretora de produção.

Fonte: Tribuna do Pampa

Data de publicação: 19/10/2018

Créditos: Tribuna do Pampa

Créditos das Fotos: Divulgação

Compartilhe!