No sábado (20) foi realizado o Dia D do Outubro Rosa, em Hulha Negra. A atividade foi realizada no Centro de Atendimento Integrado a Saúde (Cais – Hospital) e reuniu dezenas de mulheres e profissionais da área de Saúde.

Neste mês de outubro várias iniciativas de conscientização relacionadas ao câncer de mama aparecem no cenário local, nacional e internacional. São ações realizadas tanto por meios privados como públicos, e podem vir de pequenos grupos, instituições, organizações, associações e órgãos. Esse movimento ficou conhecido como Outubro Rosa e tem por objetivo o reforço da campanha contra o câncer de mama e o incentivo para o exame de toque e a prevenção da doença.
Em Hulha Negra a Secretaria Municipal de Saúde desenvolve várias atividades com o objetivo de alertar sobre a doenças e conscientizar sobre as medidas de prevenção ao câncer de mama e ao câncer colo de útero. No sábado (20) foi realizado o Dia D do Outubro Rosa, em Hulha Negra.
A atividade foi realizada no Centro de Atendimento Integrado a Saúde (Cais – Hospital) e reuniu dezenas de mulheres e profissionais da área de Saúde. Pela manhã aconteceu uma palestra sobre a saúde da mulher e prevenções, com a médica do ESF Cristina Greff Athayde. Os agentes de saúde realizaram um sorteio de brindes para as mulheres que foram recepcionadas com um coffee break oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde. Durante todo o dia foi realizado o teste de Papanicolau, que é um exame ginecológico de citologia cervical realizado como prevenção ao câncer do colo do útero.
A secretaria Municipal de Saúde fez a compra de 350 exames preventivos de câncer no colo do útero (além dos já oferecidos gratuitamente por mês). Esse exame é a principal estratégia para detectar lesões precocemente e fazer o diagnóstico da doença bem no início, antes que a mulher tenha sintomas. Segundo levantamento da Saúde, mais de 900 mulheres precisam fazer o teste, porém o número de pessoas que procuraram a secretaria de Saúde quase não atingiu uma centena.
O secretário municipal de Saúde, Marco Igor Ballejo Canto afirma que a Campanha está sendo amplamente divulgada e convida o público em questão para fazer o exame preventivo. “Minhas amigas queridas, embora estejamos em campanha quanto ao câncer de colo de útero e de mamas, no Outubro Rosa, pouco mais de 100 mulheres, das 900 que necessitam fazer o preventivo, compareceram nos nossos postos de saúde para realizarem. Lembramos que adquirimos mais 350 exames para que cada uma faça a prevenção. O nosso lema é: Quem se ama, se cuida”, disse o secretário.
Os exames preventivos são feitos de forma gratuita para mulheres da faixa etária de 25 a 50 anos, como preconiza o Ministério da Saúde. Além dos preventivos, serão realizadas avaliações de mamas, e quando necessário, serão realizados exames complementares.
O prefeito municipal de Hulha Negra, Renato Machado, do Progressistas, lembrou que a campanha Outubro Rosa é uma oportunidade para falar acerca da doença, conscientizar as pessoas da importância da realização dos exames de rastreamento para detecção precoce do tumor, assim como reforçar os cuidados e hábitos de vida saudáveis para minimizar o risco do surgimento da doença.
A Unidade Móvel (caminhão) percorre o interior do município onde também é oferecido o exame gratuitamente. A secretaria de Saúde chama a atenção para prevenção do câncer de mama explicando que uma forma de detectar precocemente doença é fazendo o autoexame. “É necessário apalpar as mamas, prestando sempre atenção se há alguma alteração suspeita. Toque-as durante o banho, deitada antes de dormir ou ao acordar ou na frente do espelho”, ressalta a médica Cristina Greff Athayde.

Data de publicação: 23/10/2018