Até o final desta semana deverão ser entregues nas sedes dos assentamentos e comunidades de Hulha Negra, as 80 mil mudas de Acácias Negras adquiridas pelo Executivo. As mudas estão depositadas no Horto Florestal do município e através de um caminhão da Prefeitura, estão sendo entregues nos assentamentos e comunidades para os produtores.
De acordo com o Secretário Municipal de Agropecuária, Luis Fernando de Lima, as mudas foram adquiridas por intermédio de um convênio firmado há 14 anos com a empresa Tanac. “Renovamos esse convênio que permite a doação, aos produtores, de mudas para plantação nas propriedades. Cada produtor que está recebendo as mudas agora passou por um cadastro e pode receber até 1000 unidades. Em razão da alta procura em 2017 solicitamos a Tanac 200 mil mudas de acácias e que foram entregues da última vez”, lembra Lima.
Para que o plantio e o crescimento ocorra de forma adequada e produtiva, como forma de auxílio aos produtores, um técnico da Emater está repassando orientações técnicas de plantio e cuidado com as plantas nos locais de entrega nos assentamentos.
O Programa Municipal de Florestamento iniciou em maio de 2003. Em seu desenvolvimento, a Emater elabora e executa o projeto com sua equipe de técnicos. Como contrapartida, o produtor rural entra com o preparo do solo e a mão de obra para o plantio. Já a prefeitura atua na intermediação para o repasse das mudas.
Em sua prerrogativa, o projeto aponta benefícios proporcionados pela presença dos bosques de floresta. Segundo sua justificativa, os espaços servem de abrigo aos animais e como quebra-vento para moradias, hortas e pomares. Também salienta que a extração da madeira possibilita o uso como lenha, além da possibilidade de venda.

Data de publicação: 30/10/2018