No início desta semana eles visitaram o Planetário da Universidade Federal do Pampa, a Estação de Tratamento de Água do Departamento de Água e Esgoto de Bagé (Casa Verde – Centro de Educação Ambiental) e o Museu Dom Diogo de Souza.

Aulas tradicionais, letras no quadro, livros, exercícios escolares, apresentações de trabalhos, e tudo isso dentro da sala de aula. Essas atividades são corriqueiras nas escolas e bastante importantes no processo de aprendizado dos estudantes. Entretanto, há momentos em que os alunos precisam participar de outras ações, na intenção de incentivar o conhecimento com novas atividades e “quebrar” um pouco a rotina.
Por isso é necessário que as escolas aproveitem algumas oportunidades para realizar as chamadas “aulas extraclasse”. Além de deixar o aprendizado mais dinâmico, os alunos podem conhecer e conviver mais de perto com vários assuntos trabalhados com os professores nas salas de aula.
Foi o que fizeram os alunos da escola municipal de ensino fundamental Colônia Nova Esperança. Na sexta-feira (26.10) eles visitaram o Planetário da Universidade Federal do Pampa, a Estação de Tratamento de Água do Departamento de Água e Esgoto de Bagé (Casa Verde – Centro de Educação Ambiental) e o Museu Dom Diogo de Souza.
Conforme a diretora da escola, Rosa Lúcia Soares Martin, a atividade faz parte do projeto "Água, Esperança e Futuro, Até Quando?". O projeto é desenvolvido na escola com o objetivo principal de despertar a consciência para a preservação da água e também proporcionar aos alunos o conhecimento e contato com as diferentes realidades.
A diretora destaca que a importância do passeio está no sentido de poder proporcionar aos alunos aprendizagens fora da sala com o contato direto a lugares que eles não conhecem. “Foi muito gratificante ver a alegria das crianças em estar vivenciando as experiências nos lugares que visitamos. Agradecemos a Secretaria Municipal de Educação e Cultura pelo apoio e também agradecemos as pessoas que nos receberam nos lugares visitados”.
Além da Diretora, os alunos foram acompanhados supervisora, professora Eliana Madruga dos Santos; professora da pré-escola, Márcia Macke; professora do 1° e 2° ano, Sandra Mielke; professora do 3° ano, Ana Lúcia Soares; professora do 4° e 5° ano, Suélen Leitzke; e da servidora pública, Adriana Fernandes.

Data de publicação: 29/10/2018