Retribuindo uma visita, o prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, do Progressistas, visitou as instalações da empresa reflorestadora Sul Agroflorestal Ltda. Dentre os ramos de atividades está a fabricação de carvão vegetal, que está localizada em Hulha Negra, às margens da BR 153.
O prefeito foi acompanhado do secretário de Agropecuária; Luis Fernando de Lima; do secretário de Administração, Planejamento e Meio Ambiente, Héctor Bastide; e do médico veterinário, Roberto Dalpiva. A comitiva foi recepcionada pelo responsável da unidade, Afranio Doglia, que visitou o gabinete do prefeito Renato Machado, na semana passada.
Doglia destacou que empresa possui vínculo empregatício com os municípios de Bagé, Candiota e Hulha Negra. A meta da empresa é chegar ao número de 100 funcionários nos próximos 90 dias. Hoje, a empresa produz o carvão da marca própria Lidera, que é além de abastecer o mercado local do Rio Grande do Sul, também é comercializado no Uruguai.
Com o foco na exportação, a empresa vai enviar o carvão para o Mercado Europeu, Ásia e América do Norte. A empresa reflorestadora Sul Agroflorestal Ltda. foi criada no ano de 2007, na região da Campanha Gaúcha. Sua missão inicial era atender a necessidade de madeira criada na região com a vinda de investimentos das industriais florestais para a metade sul do Rio Grande do Sul.
Também em 2007, foi contratada e plantada a primeira área da empresa, projeto no sistema agrosilvopastorial, com 215 hectares de eucalipto no município de Candiota (Estância da Ronda). Com o passar dos anos, a empresa se solidificou no setor florestal, com 21 projetos em 5 municípios.
A empresa cultiva 1500 hectares de eucalipto e mais 1500 de acácia negra. Destacando-se a isso, a Sul Agroflorestal investiu em sete projetos no Sistema Poupança Florestal com a Fibria Celulose S/A e, a partir de 2018, vem se dedicando maciçamente na colheita de Acácia para produção de carvão vegetal e extração da casca da acácia para retirada do tanino. Missão da empresa é produzir madeira, carvão e casca de qualidade, com boas práticas operacionais, preservando o meio ambiente e ao mesmo tempo, respeitando toda cadeia produtiva, funcionários, prestadores de serviço, clientes e fornecedores.

Data de publicação: 14/01/2019

Créditos das Fotos: Hector Bastide