Hoje o jornal traz uma conversa com o prefeito de Hulha Negra, Carlos Renato Teixeira Machado, do Progressistas, que tem ao lado o vice-prefeito, Igor Canto.

Nesta edição o TP traz mais uma matéria especial com os prefeitos dos municípios que fazem parte da cobertura impressa do Tribuna do Pampa. A primeira matéria publicada pelo TP foi veiculada ainda no mês de dezembro de 2018, quando o prefeito de Pinheiro Machado, Zé Antônio Duarte, visitou a redação do jornal para expor a situação atual do Executivo. Hoje o jornal traz uma conversa com o prefeito de Hulha Negra, Carlos Renato Teixeira Machado, do Progressistas, que tem ao lado o vice-prefeito, Igor Canto e com prefeito de Candiota, Adriano dos Santos, que tem ao lado o vice Gil Deison Pereira. Solicitado a avaliar esses mais de 730 dias à frente do Executivo, Renato Machado diz que de uma forma geral a avaliação é muito boa. “O ano de 2018 foi muito bom, conseguimos nos organizar, colocamos metas para 2018 e conseguimos cumprir. O que se imaginava fazer foi feito. Tenho o seguinte propósito, o de gastar aquilo que se arrecada e para sobrar algum recurso, tomar medidas internas”, afirma o prefeito. Entre as benfeitorias, Renato citou que na área financeira as contas foram encerradas no dia 21 de dezembro com o pagamento de funcionários e credores. “Não ficamos devendo nada, nenhum empenho ficou aberto, que não tivesse solução financeira para 2019”, destacou. O gestor fez referência às obras que tinham ficado a desejar em 2017, principalmente as estradas do Instituto Nacional de Colonização da Reforma Agrária (Incra), provenientes do governo anterior e que se não fossem feitos seria necessária a devolução do valor da obra. “Concluímos as estradas e fizemos a ponte da rua Laudelino. Também estava no projeto o contra piso e laje da obra da rodoviária e conseguimos concluir. Tínhamos a meta de dar início ao calçamento da avenida Getúlio Vargas e também conseguimos. Então, muitas das nossas metas conseguimos cumprir”, expõe. Ainda com relação as estradas, Renato disse saber da importância das estradas do município para escoar a produção, além do tráfego do transporte escolar e equipes de saúde. “Atendemos no início de 2018 e conseguimos amenizar a situação. Agora, a preocupação é com a colheita. Mandamos fazer uma revisão geral nos maquinários, estão todos recuperados e vamos começar a enviar as equipes para manutenção nos principais pontos”, afirma.
 
OUTRAS PASTAS – O prefeito falou também sobre as áreas de Saúde e Assistência Social. A aquisição de um veículo Spin, através de emenda impositiva, que deverá ser entregue nos próximos dias e o custeio de exames e medicamentos de responsabilidade do estado foram os principais destaques do gestor. “Nos mobilizamos para não deixarmos a comunidade desassistida. Através de recursos do caixa livre da Prefeitura conseguimos arcar com as despesas, além de dar prosseguimento a ações na área de saneamento básico”, relata Renato. Na Secretaria e Assistência Social, o prefeito fez referência a entrega de um veículo Van Sprinter de 21 lugares. A entrega oficial aconteceu nesta semana com a presença do analista socio ambiental da UTE Pampa Sul, Fulgêncio Duarte. O veículo é fruto de uma demanda do Grupo da Melhor Idade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e foi adquirido por meio de parceria com a UTE Pampa Sul. O prefeito também destacou a realização de eventos e diversos cursos para a comunidade. A área de Educação também foi elogiada pelo prefeito, com o cumprimento de etapas, metas e o encerramento de fim de ano, com formaturas diferenciadas, realizadas de forma integra das entre s escolas, assim como a Secretaria de Agropecuária, onde foi possível a realização de assistência aos produtores, porém com foco para as agroindústrias, que foram valorizadas e hoje contam com um fundo municipal para aquisição de equipamentos. Entre as mudanças administrativas do ano, o prefeito Renato destacou a criação da Secretaria de Administração, Planejamento e Meio Ambiente, que tem a frente Héctor Bastide. Conforme o gestor, a mudança proporcionou agilidade em projetos e trouxe segurança à administração. “Foi uma secretaria que deu muito certo. É os olhos externos do gabinete e está funcionando da maneira esperada”, destaca. PROJETOS PARA 2019 – O TP conversou com o prefeito Renato sobre quais as projeções para este ano, principalmente no que se refere à obras. Segundo o gestor, os projetos já possuem recursos provenientes de 2018. O primeiro citado pelo prefeito é uma ponte para pedestre em concreto armado que irá substituir a já existente em madeira próximo a Escola Monteiro Lobato. A assinatura do contrato para início da obra foi assinado durante a presença da reportagem do TP, no gabinete do prefeito, na terça-feira (8). A obra, orçada em pouco mais de R$ 24 mil, será custeada com recurso livre da Prefeitura e executada pela empresa Avensi Construtora Ltda, com uma metragem de 8 metros de comprimento por 2,40 de largura. A obra, projeto do engenheiro e secretário de Obras, Wagner Tavares, deve ter início na próxima semana. Também já está pronto o projeto para construção de banheiros e vestiários para os servidores públicos municipais. A obra será na lateral direita do pátio da Prefeitura, em frente à Secretaria de Agropecuária e é proveniente da indicação de uma emenda impositiva da Câmara de vereadores. Deverá ser executada ainda no mês de janeiro.
O prefeito também citou a instalação de seis academias de ginástica ao ar livre, que devem ser instaladas a partir do dia 15 de janeiro. Os aparelhos estão sendo adquiridos através de emenda impositiva da Câmara de Vereadores e da UTE Pampa Sul. Por fim, Renato falou sobre a obra da nova rodoviária. Segundo ele, a área já foi regularizada junto à Caixa Federal e deverá ir para licitação em breve. Uma emenda parlamentar do deputado federal Afonso Hamm, no valor de R$ 270 mil, irá garantir o término da obra.

Fonte: Tribuna do Pampa

Data de publicação: 11/01/2019

Créditos: Tribuna do Pampa

Créditos das Fotos: Silvana Antunes

Compartilhe!