O evento aconteceu na sexta-feira (12), na Câmara Municipal de Vereadores.

A Prefeitura de Hulha Negra, por meio da Secretaria de Saúde e Conselho Municipal de Saúde realizou a VI Conferência Municipal de Saúde. O evento aconteceu na sexta-feira (12), na Câmara Municipal de Vereadores.
A conferência, que é realizada de quatro em quatro anos, teve como temática geral “Democracia e Saúde”, subdividida em eixos, como: Saúde como Direito; Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde; e Financiamento do Sistema Único de Saúde. A solenidade iniciou às 9h, com o hino nacional, a formação da mesa de abertura e a leitura da regulamentação da Conferência.
O secretário de Saúde de Hulha Negra, Volney Jorge, agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância da Conferência Municipal de Saúde para dar mais qualidade de vida e melhores condições a população hulhanegrense. “Eu quero agradecer por esse momento que é importantíssimo para nosso município. A conferência é um marco para a saúde do município, porque é aqui que nós vamos discutir onde é que está nossos problemas; vamos elaborar propostas juntos; para que a gente possa dar aos munícipes a saúde que eles merecem”, afirmou o secretário.
Para o prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, do Progressistas, a participação da comunidade na conferência é de extrema importância. “A partir do momento em que a sociedade é chamada a participar do processo de formulação política e passa a acompanhar e fiscalizar sua execução, o sistema tende a aproximar-se das reais necessidades do cidadão brasileiro. Nesse sentido, essa conferência buscou discutir acerca da melhoria da saúde em Hulha Negra, com propostas que serão priorizadas pela nossa gestão. A saúde em nossa gestão está em primeiro lugar e com certeza nosso principal compromisso”, afirma o Prefeito.
A conferência proporcionou aos participantes uma troca de experiência que será transformadora na prática do pensar em saúde, no conceito mais amplo da palavra. Ou seja, Saúde como qualidade de vida. A participação da população hulhanegrense foi de grande valia, tornando a conferência democrática e significativa, pois todos os participantes permaneceram até o final, propuseram novas ideias, questionaram quando preciso e sugeriram novas ações para fortalecimento da atenção primária no município.
É importante ressaltar que através das conferências os usuários participam da formulação dos programas, estratégias e leis, pois os temas e as propostas levantados são levados às instancias maiores para reformulação em prol da melhoria dos serviços do sistema único de saúde (SUS).
Os principais pontos discutidos sobre melhorias serão levados para a Conferência Estadual, que acontece em maio. Sucessivamente as sugestões também serão levadas para a Conferência Nacional, realizada no mês de julho.
É na etapa municipal que são eleitos os delegados que vão participar da etapa estadual, assim como serão formuladas as diretrizes para a saúde em três esferas, sendo elas: Estadual, do Distrito Federal e Nacional referentes ao tema e aos eixos temáticos. Foram eleitos os delegados titulares: Maria Thomas, Rubia Lima, Amelinha Lopes da Silva, Maria Alceni Moreira de Souza e Everaldo de Almeida. O Delegados suplentes eleitos foram: Flávio Plotzke, Nely Lacelotte e Hector Bastide.
A conferência contou com presenças do vice-prefeito municipal, Marco Igor Ballejo Canto; do chefe de gabinete do prefeito municipal, Elias Scoto Ritta, de representantes do Poder Legislativo Municipal, moradores, representantes das Associações, pastorais, igrejas e servidores da saúde. O evento contou com a palestra do Conselheiro e Membro da Mesa Diretora do Conselho Estadual de Saúde, Milton Brasil. As soberanas da 24ª edição da Festa do Colono de Hulha Negra estiveram no evento e já lançaram o convite para a maior festa da região, evento que ocorre em agosto.

Data de publicação: 16/04/2019