Os prefeitos da região que integram o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental da Bacia do Rio Jaguarão estiveram reunidos com investidores chineses, na noite desta quarta-feira (22.05), na sede da SEPCO1, junto a UTE Pampa Sul, em Candiota. Representando Hulha Negra, participou da reunião o prefeito Renato Machado, acompanhado do vice-prefeito, Marco Igor Ballejo Canto, e do chefe de gabinete, Elias Scoto Ritta.
Pela SEPCO1, estavam o diretor Geral, Xiyu Cong, o diretor comercial, Hongbiau Liu, e diretor de negócios, Hang Cao. O encontro foi mediado pelo intérprete chinês, Zhe Hu. Cada município fez sua apresentação. O prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, falou sobre as potencialidades do município. Destacou a pecuária, agricultura, agricultura familiar, agroindústrias, comércio e indústria, e frizou que sobre educação, informando que Hulha Negra oferece ensino gratuito da creche a universidade, inclusive especializações e pós-graduação. O prefeito deu ênfase para alguns impasses em Hulha Negra e, exemplificou com a dificuldade em encontrar água potável no subsolo, uma vez que o município é abastecido por água de poços artesianos.
No horário da reunião a chuva era intensa e chamou a atenção do diretor Xiyu Cong. Ele lembrou que a chuva, para os chineses, representa prosperidade e fartura. “Tem tudo a ver com esse encontro”, destacou.
O grupo assistiu a um vídeo institucional que mostrava alguns dos investimentos da empresa chinesa, no Brasil e no mundo. Os empresários apontaram o interesse em continuar investindo na região, para isso, foi importante a aproximação com os municípios que integram o Cideja.
O encontro foi encerrado com um jantar de integração com alimentos da culinária chinesa. Os prefeitos e assessores receberam presentes chineses. Já o Cideja presenteou o diretor Xiyu Cong com um pala, vestimenta típica do gaúcho fronteiriço. Pelo Consórcio participaram os prefeitos: Renato Machado (Hulha Negra), Adriano dos Santos (Candiota), Luiz Alberto Soares Perdomo (Pedras Altas), Rubem Dari Wilhelnsen (Herval), Gerard Martens (Aceguá) e Vitor Ivan Gonçalves Rodrigues (Piraniti).

Data de publicação: 23/05/2019

Créditos: Joanes Araujo - Ascom Hulha Negra