O trecho de 2,5 km que liga a BR-293 ao frigorífico Marfrig/Pampeano, em Hulha Negra, é outra estrada que aguarda por asfalto já há alguns anos. Responsável pelo tráfego de centenas de caminhões com matéria-prima e produtos para exportação, a estrada, ainda de terra, é considerada um empecilho para o desenvolvimento. Isso porque, além de uma ponte baixa e estreita que fica cerca de 1,5 metros submersa em períodos de cheias, na maior parte do trecho, não há capacidade para o tráfego de dois veículos de grande porte ao mesmo instante, o que ocasiona ato lamentos e tombamentos de veículos. De janeiro de 2017 até a última terça-feira (16) há pelo menos o registro de oito ocorrências de tombamentos ou atolamento de veículos, que demandam a necessidade de utilização de guincho para retirada do acostamento da estrada. Além de caminhões e carretas com produtos que entram e saem diariamente do frigorífico, a estrada também é o principal acesso diário para os 1.500 colaboradores da empresa, seja através de veículos de passeio e oficiais, ou ônibus – o principal que transporta funcionários de Bagé e Hulha Negra ou o intermunicipal que faz linhas entre os municípios de Bagé, Hulha Negra e Candiota, principalmente.
Diversas reuniões com o governo do Rio Grande do Sul já ocorreram nos últimos anos na tentativa de pleitear recursos para a obra de asfaltamento do trecho devido aos sérios problemas decorrentes. Até então, tentativas e buscas de recursos não trouxeram resultados. Porém, recentemente, um anúncio do deputado federal Afonso Hamm (Progressistas) e grande conhecedor dos problemas da estrada, trouxe expectativas para o prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, bem como para o diretor de Industrializados do Grupo Marfrig, Rui Mendonça Junior. Conforme repassado a reportagem do Tribuna do Pampa, que acompanhou com exclusividade o prefeito durante uma visita a empresa nesta semana, o deputado comunicou que chegaria uma emenda parlamentar da Bancada Gaúcha no valor de R$ 50 milhões ao ano, totalizando R$ 200 milhões se somados os quatro anos de mandato do governador Eduardo Leite. “No passa do já tivemos reunião com o ex-governador José Ivo Sartori e o deputado Pedro Westphalen – na época secretário de Transportes, pois temos um projeto completo desse empreendimento, com ponte sobre a Sanga Passo da Areia e o asfaltamento da BR-293 até o frigorífico compreendendo cerca de R$ 7 milhões. Agora, na gestão do governador Eduardo Lei te, voltamos a nos reunir para vermos uma nova alternativa de recursos. Por isso, hoje, com essa possibilidade de emenda parlamentar, aproveitamos para fazer esse trabalho de esclarecimento para a comunidade assim como para as autoridades, da necessidade desse asfaltamento utilizando parte desse recurso da Bancada Gaúcha”, manifestou o prefeito Renato Machado.

Fonte: Tribuna do Pampa

Data de publicação: 21/07/2019