O belo sol de domingo (1º) abrilhantou o Desfile Cívico de Hulha Negra, em comemoração à Independência do Brasil. Um grande público se fez presente na avenida Getúlio Vargas para prestigiar o ato alusivo à Pátria.
A abertura do desfile aconteceu com o pelotão de autoridades, composto pelo prefeito Renato Machado, secretários municipais e vereadores, seguidos pelas soberanas da 24ª Festa do Colono e 19ª Oktoberfest da Trigolândia.
Logo após, o ato teve continuidade com a participação especial da banda da Escola Estadual Professor Waldemar Amoretty, de Bagé, seguido pela creche Tia Elaine Bastos Oyarzabal, Banda Municipal, Escola Colônia Nova Esperança, Auta Gomes, Monteiro Lobato, Estadual Dalva Conceição Medeiros, Estadual Chico Mendes – com participação da pré-escola vinculada a Nova Esperança, Estadual 15 de Junho, Estadual Manoel Lucas de Oliveira, Polo Universidade Aberta do Brasil (UAB), Cras e seus projetos (Percussão, PIM e Criança Feliz, Mamãe Capacitada, Arte em Movimento, Grupo da Melhor Idade, Esporte para a Vida, Musica & Cidadania, Mulher Construindo a Cidadania, Capoeira) e frota municipal com veículos de todas as secretarias.
O encerramento aconteceu com uma apresentação das bandas e a explanação das autoridades municipais. A secretária de Educação e Cultura, Adriana Delabary agradeceu a todos pelo empenho e parceria. Ela se desculpou, porém, por faltarem dois transportes no desfile que quebraram deixando alunos sem poder desfilar. “Lamento muito, foram situações que estiveram além do nosso alcance, simplesmente os carros não arrancaram de manhã. Peço desculpa a esses pais e alunos que não puderam vir, mas quem veio deu show. Parabéns pelo espetáculo de civismo e patriotismo”, explanou.
Já o prefeito Renato Machado, além de agradecer a todos os envolvidos no desfile, ressaltou a importância de mostrar a máquina pública. “Fizemos algo diferente e temos que fazer sempre, mostrar para as crianças a máquina municipal. Tivemos aqui da creche a universidade, isso não é para qualquer município e isso é graças a uma equipe comprometida”, afirmou. Também fizeram uso da palavra o secretário de Agropecuária, Luis Fernando de Lima, o presidente da Câmara de Vereadores, Getúlio Porto e o vice-prefeito, Marco Igor Ballejo Canto.

Confira mais imagens CLICANDO AQUI

Fonte: Tribuna do Pampa