Município ainda aguarda o resultado de 11 testes PCR

Através da Secretaria Municipal de Saúde, a Administração Pública de Hulha Negra aplicou 45 testes rápidos nesta quarta-feira (17). Com a ação, o município registra 61 aplicações de testes, todos com testagem negativa para a Covid-19.
Os testes rápidos foram aplicados em servidores da área de Saúde, servidores públicos aleatórios de todas as secretarias municipais e colaboradores do comércio hulhanegrense. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, a aplicação dos testes rápidos segue durante esta semana. Com essa coleta em massa, será possível mapear de maneira mais ampla a fim de obter um diagnóstico mais seguro da situação do município frente esta pandemia.
Cabe salientar que os testes rápidos serão aplicados apenas nas pessoas selecionadas pela Secretaria Municipal de Saúde, sendo que serão representantes dos mais variados setores. O município ainda aguarda o resultado de 11 testes PCR que foram coletados e as amostras foram enviadas para o Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul (LACEN-RS), na Capital Gaúcha.
Com a publicação atualizada da situação no município, Hulha negra ainda registra dois testes que testaram positivos para a Covid-19, sendo que destes números uma paciente idosa veio a óbito no fim de semana. 28 pessoas seguem monitoradas sem apresentar nenhum sintoma do novo coronavírus e três pessoas, também monitoradas, apresentam síndrome gripal.

Sobre os Testes Rapidos
O teste rápido de anticorpos para o novo coronavírus (Covid-19) é ser usado como apoio para a avaliação do estado imunológico de pacientes que apresentem sintomas da Covid-19. Basicamente, esse tipo de exame aponta se a pessoa teve ou não contato com o vírus. Quando uma pessoa entra em contato com o vírus, o organismo inicia a produção de anticorpos como um mecanismo de defesa. No entanto, é preciso aguardar alguns dias até que a quantidade desses anticorpos seja detectável em um teste (janela imunológica).
O exame é feito com o uso de amostras de sangue, soro ou plasma. A metodologia utilizada é chamada de imunocromatografia, que é a geração de cor a partir de uma reação química entre antígeno (substância estranha ao organismo) e anticorpo (elemento de defesa do organismo). Os resultados obtidos são chamados de IgM e IgG.
Portanto, o IgM e o IgG são as defesas do organismo a um agente externo, como o vírus que provoca a Covid-19. Tendo em vista que o organismo demanda um tempo para a produção desses anticorpos (janela imunológica) a partir do contágio, a imunocromatografia é indicada para exames a partir do sétimo dia após o início dos sintomas, a depender da limitação do teste e da indicação do fabricante. Esse tempo é necessário para assegurar que haverá anticorpos suficientes no organismo que possam ser detectáveis por esse método.
Além disso, para concluir se o caso é ou não de Covid-19, os resultados dos testes rápidos devem ser interpretados por um profissional de saúde, considerando informações clínicas, sinais e sintomas do paciente, além de outros exames confirmatórios. Somente com esse conjunto de dados é possível fazer a avaliação e o diagnóstico ou descarte da doença.

Data de publicação: 17/06/2020

Créditos: Joanes Araujo - Ascom Hulha Negra