Município ainda aguarda os resultados de 12 testes PCR

A semana foi de intenso trabalho de enfretamento da Covid-19, em Hulha Negra. A Secretaria Municipal de Saúde de Hulha Negra intensificou o rastreamento no município para mapear a situação da pandemia. Até o momento foram realizados 111 testes rápidos, e, todos testaram negativos para a Covid-19.
Desde o início da pandemia, foram realizados 24 exames. Três testaram positivos (01 óbito), nove tiveram o resultado negativo e o município ainda aguarda por 12 resultados. Cinco pessoas estão sendo monitoradas com síndrome gripal e 19 outros monitorados não apresentam nenhum sintoma.
No quadro de atualização dos casos no município, divulgado na noite desta sexta-feira (19), consta mais um resultado positivo para a Covid-19. Trata-se de um caso que foi confirmado através de um teste rápido realizado fora do município.
“Um homem, fez o teste rápido na empresa onde trabalha, fora de Hulha Negra, e o resultado foi IgG (positivo) e IgM (não reagente), ou seja, em algum momento o paciente foi infectado, não apresentou nenhum tipo de sintoma e se curou. Não está mais infectado mas, no quadro, contabiliza como positivo, entretanto, recuperado”, explicou a enfermeira Carla Lugo, coordenadora do Cais Hulha Negra.

Entenda as siglas
• IgM reagente ou positivo: paciente está ou esteve infectado, contaminado recentemente e o corpo ainda pode estar lutando contra a infecção
• IgG reagente ou positivo: paciente teve infecção anterior, com pelo menos 3 semanas, e está possivelmente imunizado
Ig é a sigla para imunoglobulina. A imunoglobulina é um tipo de anticorpos produzidas pelo sistema imunológico contra um agente invasor. IgM e IgG, então, são imonuglobinas das classes M e G. A presença deles nos testes atuais indica se houve contato com o vírus e, também, em que estágio do doença a pessoa infectada se encontra.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 19/06/2020

Créditos: Joanes Araujo - Ascom Hulha Negra

Créditos das Fotos: Arte: Joanes Araujo

Compartilhe!