O Executivo Municipal de Hulha Negra, através da secretaria municipal de Saúde ofereceu aos servidores da Pasta um combo dos cursos de Noções Básicas em Atendimento Pré Hospitalar (APH) e Suporte Básico de Vida (BLS).

Na atualidade cada vez mais o servidor público se depara com situações que exigem uma decisão imediata, uniforme, racional e legal, sendo cobrada e exigida cada vez mais uma prestação adequada e eficiente. E isso se torna mais evidente e essencial quando o trabalhador atua na área da Saúde, quando uma pequena ação pode fazer uma grande diferença no final do processo de atendimento, principalmente em casos emergenciais.
Com isso, o Executivo Municipal de Hulha Negra, através da secretaria municipal de Saúde ofereceu aos servidores da Pasta um combo dos cursos de Noções Básicas em Atendimento Pré Hospitalar (APH) e Suporte Básico de Vida (BLS). A atividade foi realizada em dois dias, no Ginásio Antônio Carochas, para 20 profissionais que foram divididos em duas turmas.
Um dos objetivos da ação foi o de treinar os profissionais para reconhecer situações de emergência cardíaca e prestar cuidados imediatos para vitimas de acidente ou mal súbito, tomando medidas que aumentem as chances de sobrevivência, até a chegada no hospital.
O curso APH, se refere ao atendimento realizado fora do ambiente hospitalar, em geral em regime de urgência. No caso de paciente graves, este atendimento pode ser o diferencial entre a vida e a morte. Já o BLS é um curso de suporte básico de vida, destinado a lidar com emergências. Para isso, o programa foca em situações de ameaça imediata à vida do paciente, ensinando o profissional a reagir de maneira rápida e efetiva.
Durante os cursos as turmas passaram por práticas onde as equipes simularam atender situações de atropelamento, colisões, quedas de altura, e espancamento, dentre outras. Desta forma, o curso também focou no fortalecimento do trabalho em equipe, envolvendo desde o condutor ao técnico em enfermagem, enfermeiro e médico.
O secretário municipal de Saúde entende que o curso serviu como forma de rememorar e atualizar algumas situações, que evoluem com o passar do tempo, seja pelo desenvolvimento cientifico ou tecnológico, no suporte ao atendimento.
O prefeito de Hulha Negra destacou que curso faz parte do comprometimento da Administração em disponibilizar, aos seus servidores, ainda mais conhecimento técnico científico que possa aumentar a qualidade da assistência aos nossos munícipes.
O curso foi realizado pela empresa Kris Reis Treinamentos, que conta com mais 10 anos de experiência em treinamentos voltados para a capacitação de pessoas no atendimento de situações de emergências médicas. A empresa atua com instrutores formados em Medicina, Enfermagem, Engenharia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Pedagogia, Biólogos, além de Bombeiros e técnicos em diversas áreas.

Fonte: Ascom Hulha Negra

Data de publicação: 18/06/2021