Primeiros trabalhos estão voltados a terraplanagem da estrada de 2,5km

Após a conclusão do processo licitatório que definiu a empresa responsável pela pavimentação asfáltica do acesso ao frigorífico Marfrig/Pampeano, em Hulha Negra, os trabalhos já se alinham para o início, de fato, da obra, que deve ter duração de quatro meses.
Em entrevista ao Tribuna do Pampa, o engenheiro civil da Compacta Sul Pavimentações, Salvador Querino da Silva informou que a empresa, que também é a responsável pela pavimentação da rodovia Miguel Arlindo Câmara (MAC), em Candiota, já está dando início aos trabalhos na estrada do Pampeano. “Todos os dias haverá atividades na estrada, que começará com terraplanagem e drenagem, passando para sub-base, base, pavimentação e sinalização. Essa obra contempla todos os serviços pelo fato de ser estrada de terra”, relatou Salvador.
Sobre o tráfego de veículos na via durante a obra, onde já se organizou para que seja utilizado um desvio pela estrada da antiga Fepagro para o acesso ao frigorífico, Salvador diz que inicialmente não haverão alterações. “O tráfego deve seguir junto com a obra, sendo trancado totalmente em alguns momentos, liberado em meia pista e modo siga e pare”, explicou.
Cabe lembrar que a obra ocorre mediante a assinatura de um convênio entre a Prefeitura de Hulha Negra e o Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (Daer), ocorrido no dia 24 de janeiro, no Palácio Piratini, em Porto Alegre.
O prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, visitou o início dos trabalhos e comemora. “Esta é uma luta antiga e ver esse sonho antigo, que começou lá por meados de 2008 sair do papel é motivo de muita alegria”, destacou.
A OBRA – No total, a obra tem um custo orçado de pouco mais de R$ 5 milhões, sendo R$ 4,3 milhões do caixa do Estado e R$ 760 mil de contrapartida do município. O recurso, segundo o projeto é para fazer a extensão dos 2,5km desde a BR-293 até o pátio do frigorífico, com pista de 7m de largura e 2,5m de acostamento de cada lado, além de toda a sinalização viária horizontal e vertical.
No trajeto, há uma ponte sobre a sanga Passo da Areia. Uma nova estrutura, conforme repassado anteriormente ao TP durante visita a sede do jornal junto ao prefeito Renato Machado, não está contemplado nos recursos e desembolsos que estão divididos em serviços iniciais (R$ 40,3 mil), terraplenagem (R$ 534,7 mil), microdrenagem (R$ 310,1 mil), pavimentação asfáltica 1 (R$ 1,6 milhão), pavimentação asfáltica 2 (R$ 2,45 milhão) e sinalização (R$ 101,4 mil).

Fonte: TP

Data de publicação: 28/06/2022