A Prefeitura de Hulha Negra está iniciando os preparativos junto ao ginásio municipal para a realização da 28ª edição da Festa do Colono, que acontece nos dias 3, 4 e 5 de agosto. No local, estão sendo montados os estandes na parte interna que irão receber as agroindústrias e café colonial com mais de 100 produtos.
Conforme secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Luís Fernando Lima, no interior do ginásio estarão distribuídos cinco espaços para as agroindústrias de Hulha Negra, seis espaços para agricultura familiar e outros seis para representantes de outros municípios. Também houve um aumento na área externa de 20 para 30 estandes. A praça de alimentação que, no ano passado, foi com 12 pontos, neste ano, subiu para 17. “Mesmo com a ampliação, há várias empresas na fila buscando estandes e a procura, certamente, irá refletir no sucesso do evento”, disse.
Para Lima, que integra a comissão organizadora, a festa do colono já se tornou uma referência na macrorregião e também no Estado. Prova disso é a procura por estandes de municípios como Não-Me-Toque, Tramandaí, Guarani das Missões, Pelotas, Rio Grande, totalizando expositores de 12 cidades gaúchas.
Outra novidade da festa será o café colonial que, além do aumento de produtos, terá espaço para 100 pessoas - no ano passado eram 80. Lima enfatiza que todos os alimentos são supervisionados por técnicos do Serviço de Inspeção Municipal (Sim) e Emater. “Teremos uma diversificação de produtos e mais espaço para os visitantes”, relata. As guloseimas servidas no café colonial contam com a participação das agroindústrias de Hulha Negra. O escritório local da Emater-RS/Ascar e a equipe da Secretaria de Assistência Social serão os responsáveis pelo espaço.
A expectativa dos organizadores é de que mais de 20 mil pessoas visitem Hulha Negra durante os três dias de festa. “Na próxima semana, iniciaremos as visitas nos municípios da região para divulgar o evento”, destaca. Também haverá, na festa, estandes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Bagé (Apae), distribuição de erva-mate, exposição de máquinas e veículos.
Shows
Na sexta-feira, primeiro dia da festa, a banda CelebraiTchê anima a noite de louvor e adoração que, também, contará com cantores gospel. No sábado, Estela e Mariano sobem ao palco, às 23h30min. Na sequência, o grupo Rodeio fará o show principal da noite. No domingo, 17h, a banda Ard Rock dá início aos shows. Após, às 18h30min, será a vez de César Oliveira & Rogério Melo se apresentarem e, às 20h, a festa continua com a Banda Champion.

Fonte: Jornal Minuano

Data de publicação: 20/07/2018