A portaria que firma a adesão do município de Hulha Negra ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf) foi publicada, na segunda-feira, no Diário Oficial do Estado. Com essa definição, os estabelecimentos locais registrados no Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e que estejam engajados no sistema poderão comercializar seus produtos em todo o território do Rio Grande do Sul.
O médico veterinário Marcus Leitzke, fiscal do SIM, destaca que a adesão ao Susaf é uma reivindicação feita pelo município há mais de cinco anos, durante o período de estruturação do serviço de inspeção, coordenado pelo secretário municipal Luiz Fernando de Lima.
A medida, de acordo com o fiscal, possibilitará uma diminuição de possíveis perdas na produção de estabelecimentos locais, permitindo que as empresas fiscalizadas pelo município possam vender seus produtos para todo o Estado. "Em nosso município, há cerca de 6,4 mil habitantes. As agroindústrias que estão implementadas no sistema já estão estruturadas de acordo com a legislação. Só que a produção delas não é absorvida pela Hulha. Agora, elas poderão aumentar sua produção e se expandir para atender toda a população regional", explica.
Além disso, Leitzke salienta que a adesão ao sistema será responsável por impulsionar novas agroindústrias no município, que, atualmente, conta com dois estabelecimentos especializados em laticínios. "Temos solicitação de até sete novas agroindústrias aqui. São três de ovos, uma charquearia, duas fábricas de embutidos e uma de mel", informa.
“A adesão ao Susaf abre as portas do mercado consumidor gaúcho para os produtos das agroindústrias de Hulha Negra, e tanto nós da Secretaria como estes produtores aguardavam essa possibilidade para levar seus sabores para mais mesas e é claro, expandir ainda mais seus negócios”, comemora o prefeito municipal de Hulha Negra, Reabato Machado, do Progressistas. O prefeito ainda enfatiza que “Agora, a Inspeção Municipal tem equivalência com a Inspeção Estadual. O campo de comercialização será ampliado e os consumidores podem ter a certeza de que estarão adquirindo produtos de qualidade em todos os aspectos”.
O que é SUSAF
O SUSAF/RS é um programa que busca equidade sanitária na produção, garantindo qualidade e padrão para a comercialização de produtos regionais, sendo um sistema que permite que agricultores familiares gaúchos, registrados no Serviço de Inspeção Municipal, vendam seus produtos em outros municípios. A partir do cadastro do município, o Estado, através da Seapi, vistoria e aponta as ações necessárias para as adequações.
A implantação do SUSAF/RS regulamentado pelo Decreto Estadual n° 49340 de 05 de julho de 2012, permite aos estabelecimentos registrados nos serviços de inspeção municipais e que estejam engajados neste sistema, o comércio em todo o território do estado do Rio Grande do Sul, o que só caberia àqueles registrados na Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seap) por meio do Serviço Estadual de Inspeção (Cispoa). Para que os municípios obtenham, de forma voluntária a adesão a esse sistema, é necessária a comprovação da equivalência junto à Seap dos seus processos e procedimentos de inspeção e fiscalização.

Fonte: Assessoria de Imprensa / Jornal Minuano

Data de publicação: 07/12/2018